Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

COMPUTADOR SUN ENTERPRISE 2

Empresa: Sun Microsystems

Ano: 1995 – 2001



Sun

Sun Microsystems foi adquirida pela Oracle Corporation em 2009. A SUN era, originalmente, fabricante de computadores, semicondutores e software com sede em Santa Clara, Califórnia, no Silicon Valley (Vale do Silício). As fábricas da Sun localizam-se em Hillsboro, no estado do Oregon, nos Estados Unidos, e em Linlithgow, na Escócia.

O nome Sun vem de Stanford University Network (Rede da Universidade de Stanford).

Os produtos da Sun incluem servidores e estações de trabalho (workstations) baseados no seu próprio processador SPARC e no processador Opteron, da AMD, nos sistemas operacionais Solaris e Linux, no sistema de arquivos de rede NFS e na plataforma Java. Seus produtos de menor sucesso incluíram o sistema de janelas NeWS, a interface gráfica OpenLook e antigas versões de "clientes leves" (thin clients), ou estações de trabalho sem disco (diskless workstations).

Sun Microsystem tem sua sede no campus oeste da área de desenvolvimento Agnews em Santa Clara, Califórnia, que foi antigamente um asilo para doentes mentais. O lado leste também pertence à companhia e se localiza em San José.

História

Com aquisição pela Oracle Corporation divulgada em 20 de abril de 2009, após 27 anos de independência na prestação de serviços, a Sun começou com um projeto de estações de trabalho UNIX. A empresa começou com este projeto quando os fundadores eram alunos de graduação na Universidade de Stanford em Palo Alto, Califórnia. O nome da companhia significava no início Stanford University Network (o que refletiu no símbolo da companhia na bolsa de valores, SUNW, que hoje em dia significa Sun Worldwide). A companhia foi fundada em 1982 e entrou em bolsa em 1986. Seus fundadores foram Vinod Khosla, Scott McNealy, Bill Joy (um desenvolvedor de software de BSD Unix) e Andy Bechtolsheim; McNealy e Bechtolsheim continuam na Sun até hoje.

Outros expoentes da Sun incluem os primeiros empregados John Gilmore e James Gosling. Sun foi um dos primeiros a defender a computação em rede baseada em UNIX, promovendo TCP/IP e especialmente NFS, como se pode constatar no lema da companhia "The Network Is The Computer" (A rede é o computador). James Gosling liderou a equipe que desenvolveu a linguagem de programação Java. Mais recentemente, Jon Bosak liderou a criação da especificação XML no W3C.

O logo da Sun, que representa quatro cópias sobrepostas da palavra sun, foi concebido pelo professor Vaughan Pratt, também da Universidade de Stanford. A versão inicial do logo tinha os lados orientados horizontalmente, mas foi mais tarde modificado para que pudesse ser colocado no canto.



Série Sun Ultra

A série Ultra Sun é uma linha de estações de trabalho e servidores de computadores desenvolvidos e vendidos pela Sun Microsystems , que compreende duas gerações distintas ,.

As estações de trabalho Ultra originais ea Empresa Ultra (mais tarde, "Sun Enterprise") servidores foram UltraSPARC sistemas produzidos 1995-2001 baseados, substituindo o anterior SPARCstation e SPARCcenter / SPARCserver séries respectivamente. Este introduziu o 64-bit processador UltraSPARC e em versões posteriores, de menor custo À tecnologia derivada do PC, como o PCI e ATA autocarros (os ultra modelos iniciais 1 e 2 manteve o SBus de seus antecessores). A série em si / Empresa Ultra original foi mais tarde substituído pela Sun Blade estação de trabalho e Sun Fire gamas de servidores.

A gama Ultra original foram vendidos durante o com boom , e tornou-se uma das maiores séries de venda de computadores já desenvolvido pela Sun Microsystems, com muitas empresas e organizações, contando com produtos Sun Ultra por anos após os seus produtos sucessores foram Sun liberado.

A marca Ultra mais tarde foi revivido em 2005 com o lançamento do Ultra 20 e Ultra 40, embora a alguma confusão, uma vez que são baseados em x86-64 processadores -architecture em vez de processadores UltraSPARC.

O laptop Ultra 3 Mobile Workstation baseado em SPARC foi lançado em 2005 também, mas provaria ser um projeto de curta duração e foi aposentado no ano seguinte.

Os novos sistemas UltraSPARC IIIi baseados em Ultra 25 e Ultra 45 foram introduzidos em 2006. Em Outubro de 2008, a Sun descontinuou estes sistemas, terminando efetivamente a produção de estações de trabalho de arquitetura SPARC. Os sistemas Ultra baseados em x64 permaneceram na carteira da Sun por mais dois anos; O último, o Ultra 27 da Intel Xeon, foi aposentado em junho de 2010, concluindo assim a história da Sun como um fornecedor de estação de trabalho.



Características do produto

• Até dois UltraSPARC I ou II

• Processador MHz: 143, 167, 200, 300



https://www.google.com.br/search?safe=active&noj=1&biw=1920&bih=901&tbm=isch&sa=1&q=SUN+ENTERPRISE+2&oq=SUN+ENTERPRISE+2&gs_l=img.3..0i19k1.64024.64024.0.67906.1.1.0.0.0.0.88.88.1.1.0....0...1c.1.64.img..0.1.88.RxTVhH9RwAo#imgrc=uAXWDpruwXg0nM%3A

https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=https://en.wikipedia.org/wiki/Sun_Ultra_series&prev=search

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sun_Microsystems