Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

GRAVADOR DE FITA CASSETE GRADIENTE CD 1655

Empresa: IGB Eletrônica

Ano: Década de 70



IGB Eletrônica

IGB Eletrônica é uma empresa brasileira de eletroeletrônicos. A empresa, fundada sob o nome Gradiente em 1964 no bairro Pinheiros em São Paulo, cresceu fortemente durante a década de 1970 devido principalmente a três fatores:

• A proibição da importação de equipamentos eletrônicos;

• O crescimento econômico brasileiro conhecido como milagre econômico;

• A implantação do polo manufatureiro da Zona Franca de Manaus.

De uma fábrica de pequeno porte, a Gradiente transformou-se em um poderoso grupo do setor de eletroeletrônicos.

A Gradiente enfrentou problemas financeiros de 2007 até 2008. Além da concorrência mais acirrada, o que derrubou a empresa, segundo o próprio Eugênio Staub, foram dois outros fatores: a primeira foi a compra da Philco em 2005 por 60 milhões de reais. Dois anos depois, a empresa foi vendida por 22 milhões de reais, a fim de reduzir o rombo financeiro. Outro problema foram falhas administrativas que, em 2007, praticamente paralisaram a companhia.

Desde 2007 a empresa entrou em processo de recuperação e voltou ao mercado brasileiro no primeiro semestre de 2012.

Gravador

O Gravador é um dispositivo eletrônico, criado para registrar e reproduzir sons em uma fita magnética.

Durante a gravação, o som é convertido através de um microfone em um sinal elétrico oscilante, que quando passa pelas espiras de um eletroímã produz um campo eletromagnético oscilante equivalente ao som recebido pelo microfone.

À medida que passa pelo eletroímã (cabeçote de gravação), a fita magnetiza-se, originando padrões que refletem o som da gravação. Na reprodução, o padrão magnético da fita produz em um indutor (cabeçote de reprodução) um sinal elétrico que, após ser amplificado, aciona um alto-falante.

Nas versões estéreo ambos os cabeçotes têm dois enrolamentos que operam de forma independente de forma que cada um deles é responsável pela gravação/reprodução de um dos canais (esquerdo e direito). Neste caso a fita, obviamente, tem que suportar a gravação de mais de um sinal ao mesmo tempo (em geral existem pistas magnéticas na fita, quatro ao todo, esquerdo e direito do lado A e esquerdo e direito do lado B, mas isso pode variar).



Fita cassete

A fita cassete ou compact cassette é um padrão de fita magnética para gravação de áudio lançado oficialmente em 1963, invenção da empresa holandesa Philips. Também é abreviado como K7.

O cassete era constituído basicamente por dois carretéis, a fita magnética e todo mecanismo de movimento da fita alojado em uma caixa plástica, isto facilitava o manuseio e a utilização permitindo que a fita fosse colocada ou retirada em qualquer ponto da reprodução ou gravação sem a necessidade de ser rebobinada como as fitas de rolo. Com um tamanho de 10 cm x 7 cm, a caixa plástica permitia uma enorme economia de espaço e um excelente manuseio em relação às fitas tradicionais.

O áudio cassete ou fita cassete foi uma revolução difundindo tremendamente a possibilidade de se gravar e se reproduzir som. No início, a pequena largura da fita e a velocidade reduzida (para permitir uma duração de pelo menos 30 minutos por lado) comprometiam a qualidade do som, mas recursos tecnológicos foram sendo incorporados ao longo do tempo tornando a qualidade bastante razoável. Recursos como: novas camadas magnéticas (Low Noise, Cromo, Ferro Puro e Metal), cabeças de gravação e reprodução de melhor qualidade nos aparelhos e filtros (Dolby Noise Reduction) para redução de ruídos.

Os primeiros gravadores com áudio cassete da Philips já eram portáteis, mas no final dos anos 70 com a invenção do walkman pela Sony, um reprodutor cassete super compacto de bolso com fones de ouvido, houve a explosão do som individual.





Características do produto

É um modelo de mesa, de disposição horizontal, como todos os primeiros aparelhos desse tipo.



É um clone brasileiro da marca JVC, já que na época de reserva de mercado, onde as importações eram proibidas, a Gradiente achou um "jeitinho brasileiro" para a coisa e passou a montar esses aparelhos. É portanto, um equipamento de qualidade mundial, feito para durar.









https://www.google.com.br/search?q=GRAVADOR+DE+FITA+CASSETE+GRADIENTE+CD+1655&rlz=1C1AVNG_enBR695BR695&tbm=isch&imgil=1pvA6NeHBHvEjM%253A%253BAUSgnO80jnTBmM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Frestaurasom.blogspot.com%25252F2011%25252F07%25252Ftape-deck-gradiente-cd-1655.html&source=iu&pf=m&fir=1pvA6NeHBHvEjM%253A%252CAUSgnO80jnTBmM%252C_&usg=__YwngXuhT9ANi1IZlx_8FIotSIgs%3D&biw=1920&bih=950&ved=0ahUKEwjB0r_QscvQAhUDhZAKHcQRBmsQyjcIPA&ei=aho8WMH1D4OKwgTEo5jYBg#imgrc=1pvA6NeHBHvEjM%3A

http://restaurasom.blogspot.com.br/2011/07/tape-deck-gradiente-cd-1655.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/IGB_Eletr%C3%B4nica

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gravador

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fita_cassete