Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

HD SEAGATE ST410800W

Empresa: Seagate Technology





Seagate

A Seagate Technology é um fabricante norte-americano de discos rígidos e unidades de fita, fundada em 1979 e com sede em Scotts Valley, California. A companhia está registrada nas Ilhas Cayman.

Seus discos rígidos são usados em uma enorme variedade de computadores, desde servidores, desktops e notebooks a outros dispositivos de consumo, tais como PVRs, o console Xbox da Microsoft e a linha Creative Zen de reprodutores de áudio digital.

Segundo pesquisas, a Seagate é a maior fabricante de discos rígidos de computador para o mundo e a mais antiga fabricante independente ainda no negócio.

História

A Seagate Technology foi fundada por Alan Shugart (depois do ano sabático que se seguiu após a sua demissão da Shugart Associates) e por Finis Conner.

Seu primeiro produto, lançado em 1980, foi o ST-506, o primeiro disco rígido que combinava com o form factor de 5,25 polegadas da (por enquanto famosa) unidade Mini-Drive de Disquete Shugart.

A unidade foi um sucesso que se seguiu ao lançamento de uma versão de 10 MB, o ST-412.

Ao longo dos anos 80, a Seagate vendeu principalmente unidades simples derivadas (e melhoradas), do modelo original do ST-506.

As unidades ST-225 20 MB e 40 MB ST-251 foram os best-sellers do momento, mas também lançaram unidades mais rápidas do que as que usavam a tecnologia Voice Coil.

Devido a isso, os discos rígidos da Seagate foram considerados baratos e não confiáveis, uma reputação não de todo merecida pelo uso de motores passo-a-passo para posicionar a cabeça dos discos ST-225 e ST-251.

No entanto, os discos da Seagate tiveram melhores estimativas do que os da concorrência, principalmente os MiniScribe, Microscience, Rodime, Tandon e Kalok.

No início de 1990, a Seagate cria o ST351A/X, uma unidade estranha de 40 MB que pode ser executada usando o barramento ISA. Este é o último produto deste tipo, onde a empresa finalmente abandona os projetos que utilizam motores de passo.

Finis Conner deixou a Seagate no início de 1985. Após uma tentativa sem sucesso de iniciar seu próprio negócio e uma breve passagem como CEO do CMI, fundou, em 1986, a Conner Peripherals, que inicialmente era especializada em unidades de pequeno form factor para laptops.

A Conner Peripherals também entrou no mercado de drivers de fita com a compra da Archive Corporation. Depois de dez anos por conta própria, a Conner foi fundida com a Seagate em 1996.

Em 1989, a Seagate entrou no mercado de drivers de alta performance com a divisão de armazenamento MPI/Imprimis Control Data. Isto he deu acesso às patentes CDC para a produção de discos e permitia-lhe usar a tecnologia Voice Coil, assim como os primeiros discos a 5.400 RPM do mercado (CDC Elite Series).

No ano de 1992, a Seagate apresenta o Barracuda, o primeiro disco rígido comercial com uma velocidade de 7.200 RPM. Este foi seguido pelo modelo Cheetah (a primeira unidade a 10.000 RPM) lançado em 1996 e o X15 (15.000 RPM), em 2000.

Eles também apresentaram a série Medalist Pro 7200, as primeiras unidades ATA a 7.200 RPM, em 1997. Em 2005, começou a comercializar os discos rígidos de bolso.

Os HDs da Seagate tem a maior densidade (número de bits armazenados por polegada quadrada) de armazenamento na superfície dos discos da indústria e amplia essa supremacia tecnológica tornando as unidades cada vez mais rápidas.

Em 21 de dezembro de 2005, a Seagate confirmou a aquisição da marca rival de discos rígidos, Maxtor. Este acordo para a compra de todas as ações está avaliado em 1,9 bilhão de dólares.

As empresas alegam que a operação representou um aumento de 10 para 20% no lucro por ação após o primeiro ano completo de operações conjuntas. A Seagate afirma que a nova empresa vai economizar cerca de US$ 300 milhões em despesas operacionais após completar o primeiro ano de integração. A operação foi concluída em Maio de 2006.



Disco rígido

Disco rígido ou disco duro, popularmente chamado também de HD (derivação de HDD do inglês hard disk drive) ou winchester (termo em desuso), "memória de massa" ou ainda de "memória secundária" é a parte do computador onde são armazenados os dados. O disco rígido é uma memória não-volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dados em massa. Por ser uma memória não-volátil, é um sistema necessário para se ter um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados inseridos anteriormente quando ligamos o computador. Nos sistemas operativos mais recentes, ele é também utilizado para expandir a memória RAM, através da gestão de memória virtual. Existem vários tipos de interfaces para discos rígidos diferentes: IDE/ATA, Serial ATA, SCSI, Fibre channel, SAS.



História do disco rígido

O primeiro disco rígido foi construído pela IBM em 1956, e foi lançado em 16 de Setembro de 1957. Era formado por 50 discos magnéticos contendo 50 000 setores, sendo que cada um suportava 100 caracteres alfanuméricos, totalizando uma capacidade de 5 megabytes, incrível para a época. Este primeiro disco rígido foi chamado de 305 RAMAC (Random Access Method of Accounting and Control) e tinha dimensões de 152,4 centímetros de comprimento, 172,72 centímetros de largura e 73,66 centímetros de altura.

Em 1973 a IBM lançou o modelo 3340 Winchester, com dois pratos de 30 megabytes e tempo de acesso de 30 milissegundos. Assim criou-se o termo 30/30 Winchester (uma referência à espingarda Winchester 30/30), termo muito usado antigamente para designar HDs de qualquer espécie. Ainda no início da década de 1980, os discos rígidos eram muito caros e modelos de 10 megabytes custavam quase 2 mil dólares americanos, enquanto em 2009 compramos modelos de 1.5 terabyte por pouco mais de 100 dólares. Ainda no começo dos anos 80, a mesma IBM fez uso de uma versão pack de discos de 80 megabytes, usado nos sistemas IBM Virtual Machine. Os discos rígidos foram criados originalmente para serem usados em computadores em geral.

Mas no século XXI as aplicações para esse tipo de disco foram expandidas e agora são usados em câmeras filmadoras, ou camcorders nos Estados Unidos; tocadores de música como iPod, MP3 player; PDAs; videogames, e até em celulares. Para exemplos em videogames temos o Xbox360 e o Playstation 3, lançados em 2005 e 2006 respectivamente, com esse diferencial, embora a Microsoft já tivesse lançado seu primeiro Xbox (em 2001) com disco rígido convencional embutido. Já para celular os primeiros a terem essa tecnologia foram os da Nokia e da Samsung. E também devemos lembrar que atualmente o disco rígido não é só interno, existem também os externos, que possibilitam o transporte de grandes quantidades de dados entre computadores sem a necessidade de rede.



Características do produto

• 10.8GB

• Elite 9 Internal SCSI

• DISCO RÍGIDO 68 pinos

• Full Hight

• 5400 RPM

• 5.25"





https://www.google.com.br/search?q=HD+SEAGATE+ST410800W&biw=1920&bih=901&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi2pfSpsd3QAhVLG5AKHVgDADQQ_AUIBygC#imgrc=XXOLsgnsjppQtM%3A

https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.ebay.com/p/Seagate-Elite-9-10-8-GB-Internal-5400-RPM-5-25-ST410800W-Hard-Drive/69769093&prev=search

https://pt.wikipedia.org/wiki/Seagate_Technology

https://pt.wikipedia.org/wiki/Disco_r%C3%ADgido