Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

IMPRESSORA CANON BJ- 10sx

Empresa: Canon

Ano: Década de 80



Canon

A Canon (キヤノン株式会社) (Kyanon Kabushiki gaisha) é uma empresa multinacional japonesa que desenvolve e fabricam produtos como câmaras fotográficas, câmaras de vídeo, faxes, fotocopiadoras, scanners, impressoras, sistemas de imagem, equipamentos ópticos para indústria de semicondutores, lentes profissionais para sistemas de envio de imagens, entre outros.

Origens do nome da companhia

O produto original da companhia, a câmera "Kwanon", foi escolhida como uma homenagem à deusa budista da piedade absoluta, Kuan Yin.

O nome original era Seikikōgaku kenkyūsho. Depois modificado para "Canon". Escolhido por ter um som semelhante ao nome do primeiro produto, e pelo significado de "Kwanon" implicar em precisão, no que a empresa desejava associar.

Fundada em 1934, em Tokyo, Japão, criada por Takeshi Mitarai, com os funcionários da empresa (ainda pequena), o Laboratório de Instrumentos de Precisão (SKK) foi constituído em 1933 para especializar as câmeras fotográficas para melhorem suas qualidades, sendo importadas a alto preço pelos países distintos. O primeiro produto da empresa foi fabricado ainda quando a se chamava Kwanon, nome da antiga deusa da Ásia, e mais tarde a empresa foi se chamar Canon, traduzido pelos Webster's como "padrão de comparações", por causa da ambição de a empresa chegar ao padrão chamado de Alta Tecnologia.



História

A história da empresa teve origem no ano de 1933 quando foi inaugurado o Laboratório de Instrumentos de Precisão Ópticos (Precision Optical Instruments Laboratory), localizado no terceiro andar de um apartamento da cidade de Tóquio, por um jovem apaixonado por fotografia de nome Goro Yoshida e seu cunhado Saburo Uchida. O principal objetivo dos dois jovens era construir máquinas fotográficas de alta qualidade a um preço muito menor do que as existentes no mercado, até então exclusivamente importadas e muito caras. No mês de junho do ano seguinte a empresa produziu a primeira máquina fotográfica de 35 mm japonesa com foco plano, batizada de “Kwanon”, nome que teve origem na Deusa da Misericórdia da religião budista chamado Kuan Yin. Essa câmera foi construída com a ajuda de um grande amigo de Uchida, o Dr. Takeshi Mitari, que depois viria a se tornar presidente da empresa.

O nome CANON foi registrado como marca no dia 26 de junho de 1935. A palavra foi mudada em virtude da pronúncia, por ter um som semelhante ao nome do primeiro produto da empresa, e pelo significado de “Kwanon” implicar em precisão, representando exatamente os ambiciosos objetivos da empresa no que se referia ao desenvolvimento de tecnologias avançadas. Dois anos depois, no dia 10 de agosto, a empresa mudou de nome, surgindo assim à antecessora da CANON: o Laboratório de Instrumentos de Precisão Ópticos em Meguro. O Dr. Takeshi Mitari se tornou o presidente da nova empresa, que reunia um pequeno grupo de inventores e cientistas do antigo Laboratório de Instrumentos de Precisão Ópticos. No ano de 1940 a empresa fabricou a primeira Câmara de Raios-X japonesa. A primeira sucursal nos Estados Unidos foi aberta em 1955, começando a internacionalização da marca. No ano seguinte lançou a Canon Cine 8 t, primeira câmera 8 mm para cinema do país, com avançada tecnologia, ingressando assim no milionário segmento do cinema; criou à subsidiária europeia em 1957; e pouco depois, em 1958, a primeira lente objetiva de foco variável.

No final desta década, a CANON introduziu uma linha de equipamentos para escritórios, composta por aparelhos como as copiadoras. Na década de 60 a CANON introduziu no mercado várias novidades como a primeira calculadora com 10 teclas, o Canofax eletrônico (em 1965) e a primeira fotocopiadora de papel normal (1968). Mais tarde, diversificou-se e expandiu suas atividades com o lançamento das impressoras a laser (LBP) e bubble jet (conhecidas como impressoras BJ) nos anos 80. Após a introdução da EOS D30 em 2000, uma época em que a propagação das câmeras digitais SLR estava em pleno andamento, a CANON desenvolveu tecnologias avançadas, tais como sensores de propriedade CMOS e processador de imagem digital de alto desempenho, o DIGIC. Além disso, desenvolveu também uma extensa linha de lentes EF, em um esforço para cumprir os novos conceitos-chave de alta velocidade, facilidade de uso e alta qualidade de imagem da empresa.



Impressora

Impressora ou dispositivo de impressão é um periférico que, quando conectado a um computador ou a uma rede de computadores, tem a função de dispositivo de saída, imprimindo textos, gráficos ou qualquer outro resultado de uma aplicação. Herdando a tecnologia das máquinas de escrever, as impressoras sofreram drásticas mutações ao longo dos tempos. Também com o evoluir da computação gráfica, as impressoras foram-se especializando a cada uma das vertentes. Assim, encontram-se impressoras otimizadas para desenho vetorial e para rastear, e outras otimizadas para texto. A tecnologia de impressão foi incluída em vários sistemas de comunicação, como o fax.















https://www.google.com.br/search?q=IMPRESSORA+CANON+BJ+5K&biw=1920&bih=950&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwin2ci40t_QAhWJhpAKHUeFA2kQ_AUIBygC#tbm=isch&q=IMPRESSORA+CANON+BJ+&imgrc=xZUiLo8bTAAloM%3A

https://pt.wikipedia.org/wiki/Canon

https://pt.wikipedia.org/wiki/Impressora

http://marcas-e-empresas.hi7.co/canon-55643845130e0.html