Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

IMPRESSORA MATRICIAL EMILIA PC

Empresa: Elebra Informática LTDA



Elebra

Foi uma das maiores empresas brasileiras que produziam computadores, modems e outros aparelhos. Quando estava em seu apogeu chegou a faturar U$ 500 milhões anuais, com mais de cinco mil funcionários em suas oito unidades. Os braços do grupo estendiam-se para diversos setores, de telecomunicações a sistemas de defesa.

Foi vendida para várias empresas como Alcatel, Digital e Unysis.



Impressora matricial

Uma impressora matricial ou impressora de agulhas é um tipo de impressora de impacto, cuja cabeça é composta por uma ou mais linhas verticais de agulhas, que ao colidirem com uma fita impregnada com tinta (semelhante a papel químico), imprimem um ponto por agulha. Assim, o deslocamento horizontal da cabeça impressora combinado com o acionamento de uma ou mais agulhas produz caracteres configurados como uma matriz de pontos. Diferente da impressora margarida o número de caracteres impressos não é limitado.

A definição (qualidade) da impressão depende, basicamente, do número de agulhas na cabeça de impressão, da proximidade entre essas agulhas e da precisão do avanço do motor de acionamento da cabeça de impressão. As impressoras mais frequentemente encontradas têm 9, 18 ou 24 agulhas.

Embora já sejam consideradas antigas, ainda encontram uso em aplicações, tais como:

• Impressão de documentos fiscais, devido a possibilidade de imprimir usando papel carbono;

• Sistemas onde é necessário manter um custo baixo;

• Grandes volumes de impressão;

• Utilizada para a impressão de documentos que necessitem de uma "segunda via", pela possibilidade de ser usada com papel carbono;

• Alguns modelos suportam papel de formulário contínuo.





Características do produto

• Impressora matricial

• Nove agulhas na vertical

• Dois motores de passo: um que movimenta o carro com a cabeça, de um lado para o outro (um motor de passo NEMA 23); e um menor que simplesmente move o papel pra cima (Um motor de passo)

• Transformador 110-220 v

• Capacitores eletrolíticos de alta capacidade







https://www.google.com.br/search?q=IMPRESSORA++EMILIA+pc&biw=1920&bih=901&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiZsKzBuuLQAhULf5AKHc_iBucQ_AUIBigB#imgrc=IXw8Ej-aZmpFnM%3A

http://tabajara-labs.blogspot.com.br/2012_02_01_archive.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Impressora_matricial

http://www.revistadinheiro.com.br/noticias/mercado-digital/20020821/elebra-nunca-mais/20049