Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

MONITOR ALFA DIGITAL E AOC 14 CRT

Empresa: AOC Internacional

Ano: Década de 80



AOC

AOC International (antiga Admiral Overseas Corporation) é a marca da TPV Technology Limited, uma fabricante de monitores LCD e LED para computadores e televisores com sede em Taipei, Taiwan. Atualmente é a maior produtora mundial de LCD, quinta maior produtora global de TVs LCD e uma das vinte maiores empresas do mundo na área de informática, estando presente em mais de 115 Países pela América do Norte, América Latina, Europa, Ásia e Oceania.



Monitor de vídeo

O monitor é um dispositivo de saída do computador, cuja função é transmitir informação ao utilizador através da imagem. Porém são poucas as pessoas que se interessam por sua historia. Nos anos 50, a televisão ainda era novidade. Os computadores ocupavam vários metros quadrados, e eram utilizados cartões perfurados para armazenar, e papeis impressos para exibir os dados. Estes computadores eram usados em grandes empresas, pois era inviável e inútil alguém ter um destes em casa. Naquela época, era ficcional existirem computadores pessoais, e também que estes tivessem uma interface gráfica (termo desconhecido na época).

A tecnologia começou a avançar cada vez mais, e com ajuda da tecnologia dos televisores, o monitor foi criado. Antes do monitor, foi desenvolvido o Tele impressor, que exibia as imagens em uma tela de televisão, evitando assim um monte de impressões. O monitor só exibia as imagens dos códigos.

Utilizando cabos do vídeo-game, a maioria dos computadores dos anos 70 usava os televisores para visualizar os dados. Foi nesta época que surgiram os computadores pessoais. No ano de 1970 foi lançado o VT05 com um tele impressor embutido.

Nos anos 80 foram feitas mais adaptações em relação aos televisores, e os monitores passaram a exibir cores. Não eram muito variadas, mais foi um avanço importante. Foi nesta época também que surgiram os monitores de cristal liquido, que quando foram criados, eram somente usados em notebooks, pois eram muito caros e com eficiência igual à de um monitor comum.

Os monitores de tubo já perderam espaço no mercado, pois são grandes e consomem muita energia. Os monitores LCD evoluíram muito, melhorando a imagem e a economia. Atualmente são os mais vendidos.

Os monitores são classificados de acordo com a tecnologia de amostragem de vídeo utilizada na formação da imagem. Atualmente, essas tecnologias são três: CRT, LCD e plasma. À superfície do monitor sobre a qual se projeta a imagem chamamos tela, ecrã ou écran.

Tecnologia CRT

CRT (Cathodic Ray Tube), em inglês, sigla de (Tubo de raios catódicos) é o monitor "tradicional", em que a tela é repetidamente atingida por um feixe de elétrons, que atuam no material fosforescente que a reveste, assim formando as imagens.

Este tipo de monitor tem como principais vantagens:

1. Longa vida útil;

2. Baixo custo de fabricação;

3. Grande banda dinâmica de cores e contrastes; e

4. Grande versatilidade (uma vez que pode funcionar em diversas resoluções, sem que ocorram grandes distorções na imagem).

As maiores desvantagens deste tipo de monitor são:

1. Suas dimensões (um monitor CRT de 20 polegadas pode ter até 50 cm de profundidade e pesar mais de 20 kg);

2. O consumo elevado de energia;

3. Seu efeito de cintilação (flicker); e

4. A possibilidade de emitir radiação que está fora do espectro luminoso (raios x), danosa à saúde no caso de longos períodos de exposição. Este último problema é mais frequentemente constatado em monitores e televisores antigos e desregulados, já que atualmente a composição do vidro que reveste a tela dos monitores detém a emissão dessas radiações.

5. Distorção geométrica.











http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2012/05/aoc.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/AOC_International

https://www.google.com.br/search?q=MONITOR+MONOCROM%C3%81TICO+ALFA+VT+14&rlz=1C1AVNG_enBR695BR695&biw=1920&bih=901&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjk1JvJ69rRAhVDQpAKHf2qBZgQ_AUIBigB#tbm=isch&q=MONITOR+ALFA+&imgrc=qKU2Ad-Kv3T_WM%3A

https://pt.wikipedia.org/wiki/Monitor_de_v%C3%ADdeo