Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

MOUSE ÓPTICO MADEIRA

Ano: 2016



Mouse

O rato ou mouse é um periférico de entrada que, historicamente, se juntou ao teclado como auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface gráfica. O rato ou mouse (estrangeirismo, empréstimo do inglês "mouse", que significa "camundongo") tem, como função, movimentar o cursor (apontador) pelo ecrã ou tela do computador. Foi criado pela Xerox mas somente se tornou um produto comercializado com a Apple.

O mouse funciona como um apontador sobre a tela ou ecrã do computador e disponibiliza, normalmente, quatro tipos de operações: movimento, clique, duplo clique e arrastar e largar (drag and drop).

Existem modelos com um, dois, três ou mais botões cuja funcionalidade depende do ambiente de trabalho e do programa que está a ser utilizado. Claramente, o botão esquerdo é o mais utilizado.

O mouse é, normalmente, ligado ao computador através de uma porta serial PS2 ou, mais recentemente, USB (Universal Serial Bus). Também existem conexões sem fio: as mais antigas em infravermelho, as atuais em Bluetooth.

Outros dispositivos de entrada competem com o rato: touchpads (usados basicamente em notebooks) e trackballs. Também é possível ver o joystick como um concorrente, mas os joysticks não são comuns em computadores. É interessante notar que uma trackball pode ser vista como um rato de cabeça para baixo.



Mudanças em ordem cronológica

1. Esfera: ganhou uma esfera, para que pudesse transmitir, com mais precisão, os movimentos.

2. Trackball: inventa-se o trackball, um mouse de "cabeça para baixo". Os movimentos são conseguidos usando-se o polegar diretamente na esfera. Algumas pessoas se sentem mais à vontade com o trackball do que com o mouse.

3. Sem fio: a opção de não se ter mais um fio entre o mouse e o microcomputador. O mouse sem fio envia as informações para a base e esta se encarrega de passar, para o computador, as informações.

4. Ergonomia: tanto os mouses como os trackballs passam a ter desenhos mais ergonômicos, se adaptando mais aos usuários

5. Scroll: roda usada para rolar a tela.

6. Óptico: a esfera desaparece e todo o conjunto mecânico que era responsável pela leitura do movimento passa a ser óptico. O sistema óptico emite um feixe que "lê" em até 2 000 vezes por segundo a superfície. Através desta leitura é que se detecta o movimento.



Mouse óptico

Um mouse óptico é um mouse de computador utiliza uma fonte de luz, tipicamente um diodo emissor de luz (LED), e um detector de luz, tal como uma matriz de fotodiodos , para detectar o movimento relativo a uma superfície. É uma alternativa para o rato mecânico , que utiliza peças em movimento para detectar movimento.

Os primeiros caminhos ópticos detectaram movimento em superfícies de papel pré-impressas. Considerando ratos ópticos modernos trabalhar em mais opacos difusamente reflexivos superfícies como papel, eles geralmente não são capazes de detectar movimento em especular reflexivos superfícies como pedra polida; Camundongos com iluminação coerente (laser) podem funcionar mesmo em superfícies brilhantes, mas apresentam um desempenho fraco em superfícies transparentes; escuro iluminação de campo permite ratos para funcionar de forma confiável mesmo em vidro. Diodos laser também são usados para melhor resolução e precisão. Mouses ópticos sem fio alimentados por bateria piscam o LED intermitentemente para economizar energia, e só brilham de forma constante quando o movimento é detectado.



Características do produto

• Mouse óptico estampa madeira, confeccionada em plástico, 5,5cm de largura e 10cm de comprimento. Possui três botões sendo um para rolagem de tela.

• Interface USB em versão 2.0.

• Voltagem de 5V.

• Cabo Usb com medida aproximada de 145cm.

• Tamanho: único.

• Cor: marrom.

• Material: plástico.

• Detalhes adicionais: efeito madeira









http://www.marisa.com.br/mouse-optico-madeira-10023795020-146998-marrom-detalhe

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rato_(inform%C3%A1tica)

https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=https://en.wikipedia.org/wiki/Optical_mouse&prev=search