Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

MULTÍMETRO DIGITAL FLUKE 8050A

Empresa: Fluke Corporation



Fluke

A Fluke Corporation foi fundada em 1948 por John Fluke, a Fluke Corporation é atualmente líder na fabricação, distribuição e serviço para equipamentos e softwares de teste

A Fluke Corporation pertence a holding Danaher Corporation e é uma multinacional situada nos EUA, no estado de Washington, na cidade de Everett próximo a Seattle. Possui fábricas nos EUA, Reino Unido e Holanda e possui presença comercial em todo mundo. Emprega aproximadamente 2400 pessoas no mundo (2006).

A marca Fluke tem se solidificado no mercado ao longo dos anos através de seus equipamentos e de aquisições feitas ao longo de sua história.



Multímetro

Um multímetro ou multiteste (multimeter ou DMM - digital multi meter em inglês) é um aparelho destinado a medir e avaliar grandezas elétricas. Existem modelos com mostrador analógico (de ponteiro) e modelos com mostrador digital.

Utilizado na bancada de trabalho (laboratório) ou em serviços de campo, incorpora diversos instrumentos de medidas elétricas num único aparelho como voltímetro, amperímetro e ohmímetro por padrão e capacímetro, frequencímetro, termômetro entre outros, como opcionais conforme o fabricante do instrumento disponibilizar.

Tem ampla utilização entre os técnicos em eletrônica e eletrotécnica, pois são os instrumentos mais usados na pesquisa de defeitos em aparelhos eletro-eletrônicos devido à sua simplicidade de uso e, normalmente, portabilidade.

Diferentes fabricantes oferecem inúmeras variações de modelos. Oferecem uma grande variedade de precisões (geralmente destaca-se a melhor precisão para medidas em tensão CC), nível de segurança do instrumento, grandezas possíveis de serem medidas, resolução (menor valor capaz de ser mostrado/exibido), conexão ou não com um PC, etc.

Há modelos destinados a uso doméstico (onde o risco de um acidente é menor) e modelos destinados a uso em ambiente industrial (que devido às maiores correntes de curto-circuito apresentam maior risco). A precisão de leitura (exatidão) não é o que diferencia estas duas opções e sim sua construção interna (trilhas do CI mais espaçadas, maior espaçamento entre a placa de CI e a carcaça e maior robustez a transientes nos modelos industriais).



Modelos de multímetro

Analógico

O mostrador analógico funciona com base no galvanômetro, instrumento composto basicamente por uma bobina elétrica montada em um anel em volta de um ímã. O anel munido de eixo e ponteiro pode rotacionar sobre o ímã. Uma pequena mola espiral — como as dos relógios — mantém o ponteiro no zero da escala. Uma corrente elétrica passando pela bobina cria um campo magnético oposto ao do ímã promovendo o giro do conjunto. O ponteiro desloca-se sobre uma escala calibrada em tensão, corrente, resistência etc. Uma pequena faixa espelhada ao longo da escala curva do mostrador, ajuda a evitar o erro de paralaxe.[3]

Este equipamento possui o que chamamos de suspensão, que trata de um mecanismo que permite um movimento com baixo atrito.

Estes também possuem uma escala sobre a qual são realizadas as leituras, esta se caracteriza pelo:

• Calibre: Que é o valor máximo medido por um instrumento sem que ocorra nenhum dano

• Posição do zero: trata-se de quando o instrumento não está efetuando medidas, podendo este variar

• Linearidade: que se refere em como a escala é dividida

Principais características operacionais dos multímetros analógicos:

• Sensibilidade [S]: É uma grandeza diretamente relacionada com a resistência interna dos instrumentos, sendo esta calculada da seguinte forma: S=1/Imáx [Ω/V] Logo, quanto maior for a sensibilidade de um instrumento, melhor este será.

• Resolução: Através deste, torna-se possível identificar a capacidade de um instrumento em diferenciar grandezas com valores próximos entre si.

Digital

O modelo com mostrador digital funciona convertendo a corrente elétrica em sinais digitais através de circuitos denominados conversores análogo-digitais. Esses circuitos comparam a corrente a medir com uma corrente interna gerada em incrementos fixos que vão sendo contados digitalmente até que se igualem, quando o resultado então é mostrado em números ou transferidos para um computador pessoal. Várias escalas divisoras de tensão, corrente, resistência e outras são possíveis.

Sua característica básica é a conversão dos sinais analógicos de entrada em dados digitais, sendo esta conversão realizada por circuitos eletrônicos. O que torna sua identificação evidente é seu display (visor), que pode ser de 2 tipos: LED ou LCD.



Características do produto

O Fluke Modelo 8050A é um multímetro digital de bancada portátil (DMM) com um display de cristal líquido de 4-1 / 2 dígitos (LCD). É uma legenda da indústria para uma precisão a longo prazo, confiabilidade e proteção de sobrecarga. O 8050A tem todos os seguintes recursos padrão do setor:



• Medidas de tensão de 10uV a 21V dc e 10mV a 750V true-rms ac

• Medições de corrente de 10mA a 2A dc e 10uA a 2A true-rms ac

• Medidas de resistência de 10M Ohm a 20M Ohm

• O Fluke 8050A também possui várias características de medição especiais. Estas características especiais incluem o seguinte:

o Medidas de condutividade de até 100.000M Ohm

o Medições de tensão em decibéis, que podem ser referenciadas a 1 de 16 impedâncias de referência selecionadas pelo usuário

o Faixas de resistência que fornecem tensão suficiente para ligar uma junção PN para permitir que diodos e transistores sejam testados

o A capacidade de armazenar qualquer sinal de entrada como um valor de referência relativo ou relativo

o Indicação automática da polaridade e indicação de sobreposição

o Proteção contra sobrecargas e proteção contra transientes de até 6 kV, 10 microssegundos

o Integração de dupla inclinação a / d de conversão para garantir medições sem ruído

o Estabilidade de calibração a longo prazo (1 ano)











https://pt.wikipedia.org/wiki/Mult%C3%ADmetro

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fluke_Corporation

https://www.google.com.br/search?q=MULTIMETRO+DIGITAL+FLUKE+8050a&sa=X&rlz=1C1AVNG_enBR695BR695&biw=1920&bih=901&tbm=isch&imgil=Y9rparY9symOpM%253A%253BWwsItuIntJoEAM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fwww.radiomuseum.org%25252Fr%25252Ffluke_8050a_multimeter.html&source=iu&pf=m&fir=Y9rparY9symOpM%253A%252CWwsItuIntJoEAM%252C_&usg=__RtGCQ7fRgJSFM9drhYrWgh-WDYU%3D&ved=0ahUKEwih8qeTs9vRAhVHS5AKHVDWDdcQyjcIQQ&ei=XZuHWOHPCMeWwQTQrLe4DQ#imgdii=Y9rparY9symOpM%3A%3BY9rparY9symOpM%3A%3BzsxYIRmeFu6YnM%3A&imgrc=Y9rparY9symOpM%3A

http://www.us-instrument.com/fluke-8050a-4-12-digit-digital-multimeter