Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

RÁDIO MITSUBISHI 8x Modelo 584

Empresa: Mitsubishi Electric Corporation e Evadin do Brasil S/A

Ano: 1965



Mitsubishi

O Grupo Mitsubishi é um conglomerado japonês constituído por uma série de empresas autônomas que partilham a marca Mitsubishi.

A primeira empresa da Mitsubishi, era uma empresa criada pelo navegador Yataro Iwasaki (1834 -1885) em 1870. Em 1873, o nome foi mudado para Mitsubishi Shokai. O nome Mitsubishi tem duas partes: "mitsu" significa "três" e "bishi" significa "castanha de água", e, consequentemente, "losango", o que se reflete no logótipo da empresa. Também é traduzido como "três diamantes".



Evadin

A Evadin foi uma das maiores empresas de eletrônicos do Brasil, criada na década de 60 importando produtos da japonesa Mitsubishi e também com marca própria. Com o tempo foi fabricando televisores e outros produtos da Mitsubishi, em 1999 a Mitsubishi cancelou o contrato com a empresa brasileira, dando um prazo de até 3 anos para colocar outro nome nos produtos, mas a Evadin não fez o prometido e continuou lançando produtos com a marca Mitsubishi, enquanto isso no outro lado do mundo a Mitsubishi diz que seus produtos brasileiros não têm tecnologia japonesa e não tem suporte das autorizadas.

Em 2003 a Evadin não desiste do nome Mitsubishi, mas lança produtos com a Marca Aiko, como televisores e aparelhos de vídeos; no começo de 2007 a Evadin é notificada pela justiça por usar o nome Mitsubishi sem autorização, a mesma diz que sem o nome Mitsubishi a empresa iria à falência, a empresa retira os produtos Mitsubishi às pressas do mercado e relançando com o selo Aiko. A embalagem dos produtos tinha a seguinte frase:



" Os produtos Mitsubishi mudaram, agora é Aiko"



A Mitsubishi já tinha multado a Evadin, por uso indevido da marca, mas depois a empresa japonesa aumentou a multa somente pela frase, pois no Japão a Mitsubishi é concorrente da Aiko.

Depois do ocorrido a Aiko-Evadin teve sucessos de vendas, em computadores, televisões e celulares, mas seu lucro caiu, a empresa foi retirando seus produtos do mercado misteriosamente até desaparecer.

Em 2010 a justiça brasileira condenou a Evadin á pagar a multa para a Mitsubishi de 1,5 bilhões de ienes, no mesmo ano a Evadin já não tinha nenhum produto no mercado.

A Evadin em 2008 começa a fabricar componentes para os celulares da ZTE, o blog Tecnologia em Geral tentou contato com a Evadin, sem nenhuma resposta. O site da empresa está desatualizado, mostrando os produtos da linha 2008 da Aiko.

Hoje a empresa fabríca produtos para outras marcas somente terceirizando a fabrica, enfim deixa saudades para muitas pessoas a antiga Evadin.





Características do produto

• 3 faixas

• Possuía uma 'capinha de couro'

• Fabricado na Zona Franca de Manaus, pela Evadin do Brasil S/A, com autorização da Mitsubishi do Japão.

• As primeiras unidades vieram para o Brasil direto do Japão, sendo depois 'nacionalizado' pela Evadin

• Semicondutores (a contagem é apenas para transistores: 2SA368 2SA368 2SA141 2SA141 2SB135 2SB135 2SB136 2SB136 MD60

• Princípio principal: Super-Heterodyne (Super em geral); ZF / IF 455 kHz

• Circuitos sintonizados: 5 circuito (s) AM

• Bandas de ondas: Broadcast e Onda Curta (SW).

• Detalhes

o Tipos de alimentação e tensão: Baterias secas / 4 x 1.5 Volt

o Alto-falante: Magnet Dinâmico Permanente (PDyn) Altifalante (bobina móvel)

o Material: Plásticos modernos (sem baquelita ou catalina)

o Forma: Muito pequeno portátil ou Pocket-Set (portátil) <8 polegadas.









http://tecnoemgeral.blogspot.com.br/2013/03/o-que-aconteceu-com-evadin.html

https://www.google.com.br/search?q=R%C3%81DIO+MITSUBISHI+8x+584&rlz=1C1AVNG_enBR695BR695&biw=1920&bih=901&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjYksjIx-_RAhWOnJAKHSGEDc4Q_AUICCgD#imgrc=2Rp4q9ItToA8HM:

http://maquinasehistorias.blogspot.com.br/2010/06/radios-antigos-mitsubishi-8x-584-e-semp.html

https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.radiomuseum.org/r/mitsubishi_8_x_584_a8x584.html&prev=search

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mitsubishi