Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

RELÓGIO DE PAREDE PÊNDULO DE MADEIRA TRANSISTORA

Relógio de pêndulo

Relógio de pêndulo é um mecanismo para medida do tempo baseado na regularidade da oscilação (isocronismo) de um pêndulo.

A regularidade no movimento de um pêndulo foi estudada por Galileu Galilei no século XVI, mas a invenção do relógio de pêndulo é atribuída a Christiaan Huygens em 1656, na cidade de Haia, Holanda. A fabricação começou em 1657 por obra de artesãos holandeses e teve rápida difusão.

A partir do século XX, este instrumento foi superado em precisão pelo relógio a quartzo e depois pelo relógio atômico, mas continua a ter certo emprego pelo seu valor estético e artístico.

Para um relógio de pêndulo ser um medidor de tempo preciso, a amplitude do movimento deve ser mantida constante apesar de as perdas por atrito afetarem todo o sistema mecânico. Variações na amplitude, tão pequenas quanto 4° ou 5°, fazem um relógio adiantar cerca 15 segundos por dia, o que não é tolerável mesmo num relógio caseiro. Para manter constante a amplitude é necessário compensar com um peso ou mola, fornecendo energia automaticamente, compensando as perdas devidas ao atrito





Características do produto

• Relógio de madeira antigo

• Tamanho aproximado: 45 cm x 27 cm













https://www.google.com.br/search?q=REL%C3%93GIO+DE+PAREDE+P%C3%8ANDULO+DE+MADEIRA+TRANSISTORA&rlz=1C1AVNG_enBR695BR695&biw=1920&bih=901&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjt95iMlYHSAhUFipAKHdjHBmkQsAQIGQ#imgrc=UxPaOunmOrFbfM:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-838175856-relogio-de-parede-pendulo-de-madeira-transistora-antigo-_JM#redirectedFromParent

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rel%C3%B3gio_de_p%C3%AAndulo