Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

SUPER NINTENDO SNES SNS – 001

Empresa: Nintendo Company, Limited.

Ano: 1993



Nintendo

A Nintendo Company, Limited. (任天堂株式会社, Nintendou Kabushiki Gaisha) é uma empresa japonesa fabricante de jogos eletrônicos. Ela é uma das maiores empresas da indústria e também um dos grandes símbolos mundiais devido ao seu sucesso de venda e extenso trabalho na criação de personagens carismáticos com o público.

Parceria no Brasil

A Nintendo chegou às terras brasileiras através da parceira com as empresas nacionais Gradiente e Estrela que fecharam um acordo com a "Big N" em 1992 formando a Playtronic Industrial em 1993, começando suas operações com o lançamento oficial do Nintendo Entertainment System e do Super Nintendo Entertainment System no Brasil. Foi conturbada a entrada devido à enorme presença da pirataria no Brasil e a adaptação dos consoles às televisões brasileiras (PAL-M) terem o sistema diferente das americanas (NTSC). em 1996, a Estrela, uma das empresas que cuidava da Playtronic, saiu da empresa por motivos nunca revelados, deixando só pra a Gradiente até 2003. A parceria durou até o inicio de 2003, e foi quebrada devido a tais problemas: um marketing considerado mediano em relação à concorrente local a Tec Toy que representava a SEGA e principalmente da carga tributária presente no país na qual limitava o crescimento tanto da Playtronic quanto da Nintendo. A partir daí, a Nintendo aqui ficou sendo distribuída pela Gaming do Brasil.



Super Nintendo Enterteinment System

Super Nintendo Entertainment System, Super Sistema de Entretenimento Nintendo (também conhecido como o Super NES, SNES ou Super Nintendo) é um console de videogame de 16 bits desenvolvido pela Nintendo que foi lançado em 1990 no Japão, 1991 nos Estados Unidos, 1992 na Europa e Australásia (Oceania) e América do Sul em 1993. No Japão, o sistema é chamado de Super Famicom (Sūpā Famikon), oficialmente, adotando o nome abreviado do seu antecessor, o Family Computer), ou SFC para breve. Na Coreia do Sul, é conhecida como a Super Comboy e foi distribuído pela Hyundai Electronics. Embora cada versão é essencialmente a mesma, várias formas de bloqueio regional impedem as diferentes versões sejam compatíveis entre si.

O Super Nintendo Entertainment System é o segundo home console da Nintendo, o Nintendo Entertainment System (NES) foi o primeiro. O console apresentou gráficos avançados e recursos de som em comparação com outros consoles na época. Além disso, o desenvolvimento de uma variedade de chips de aprimoramento (que foram integrados em placas de circuito) ajudou a mantê-lo competitivo no mercado. Enquanto brutos gráficos tridimensionais raramente tinham sido vistos antes em consoles domésticos, utilizando o chip Super FX começando com Star Fox em 1993, o SNES foi capaz de rodar jogos com o mais suave e mais detalhados gráficos tridimensionais, que era anteriormente possível. Isso despertou interesse mais difundido em gráficos de polígono na indústria, ajudando a inaugurar em gráficos 3D, como pode ser visto na quinta geração de consoles de videogame.

O SNES foi um sucesso mundial, tornando-se o console mais vendido da época apesar de seu início relativamente tardio e a competição feroz que enfrentou na Europa e América do norte. O SNES permaneceu popular até a era de 32 bits e continua a ser popular entre os fãs, colecionadores, retro gamers e entusiastas de emulação, alguns dos quais ainda estão fazendo imagens ROM homebrew. O sucesso de sua venda foi superior a 50 milhões de unidades por todo o mundo. O SNES foi oficialmente descontinuado em setembro de 1999 nos Estados Unidos, e em setembro de 2003, no Japão.



História

Tudo começou quando a NEC decidiu competir com o famoso NES. Sendo assim, lançou o videogame TurboGrafx-16 em Outubro de 1987. Já a SEGA, lançou o videogame Mega Drive em 1988. Como os dois videogames tinham processadores de 16-bits, mais avançados que o famoso NES, a Nintendo decidiu unir as forças para lançar um videogame com novo sistema, sendo assim o sucessor do Nintendo (Famicom no Japão) batizado com o nome de Super Nintendo (Super Famicom no Japão).

Fora lançado ao fim de 1990 no Japão, nos EUA em Novembro de 1991 e depois em 1992 na Europa. A versão européia do console (lançado em 1992) é visualmente idêntica ao modelo japonês. O controle também é praticamente idêntico, com botões coloridos. Porém na Europa o sistema de cores do console é PAL, enquanto no Japão e Estados Unidos é NTSC.

No Brasil, chegou oficialmente apenas em 30 de agosto de 1993, fabricado pela Playtronic (uma joint-venture entre duas empresas, a Gradiente e a Estrela), representante oficial da Nintendo no país na época. Já em versão transcodificada para PAL-M. Inclusive sendo fabricado por muitos anos em Manaus, até a saída da Gradiente do ramo, em 2003.

A Nintendo garantiu seu sucesso no Japão especialmente por manter velhos parceiros, como Capcom, Konami, Tecmo, Square, Koei, Midway e Enix, que mantinham a exclusividade da Nintendo de séries como Mega Man, Final Fantasy e Dragon Quest. Nos Estados Unidos, o Super NES começou cambaleando, mas logo ultrapassou em vendas seu principal concorrente, o Mega Drive, graças a jogos como Super Mario World, The Legend of Zelda: A Link to the Past, Street Fighter 2, Super Metroid, Mortal Kombat, e os jogos das séries Final Fantasy, Dragon Quest e Donkey Kong Country, consolidando-se, assim, como o maior nome da era 16-bits.

O Super NES e Super Famicom foram lançados com apenas alguns jogos, mas esses jogos foram bem recebidos no mercado. No Japão, apenas dois jogos. Os dois jogos no lançamento foram Super Mario World e F-Zero. O primeiro, estrelado pelo mascote Mario, costumava acompanhar o console nas vendas e contabilizou 20 milhões de cópias. O segundo contabilizou 2,85 milhões e deu início a mais uma série da Nintendo. Na América do Norte, Super Mario World e outros títulos iniciais incluindo F-Zero, Pilotwings (ambos demonstraram a capacidade de renderização pseudo-3D do console "Mode 7", sendo o ultimo com auxílio de um chip co-processador de nome DSP-1, o mesmo usado em Super Mario Kart), SimCity e Gradius III.

O Super NES foi sucedido pelo Nintendo 64 em 1996.



Características do produto

• Tipo: Console de videogame

• Geração: 4ª geração

• Unidades vendidas: 49 milhões

• Mídia: Cartucho

• CPU: Ricoh 5A22 a 3,58 MHz

• Gráficos: Ricoh 5C77-01(S-PPU1) e 5C78-03(S-PPU2 C)

• Controladores: 1 a 8 gamepads

• Conectividade: Modem (via XBAND ou Satellaview)











https://pt.wikipedia.org/wiki/Nintendo

https://i.ytimg.com/vi/zYsOfNrmWug/maxresdefault.jpg

https://www.google.com.br/search?q=SUPER+NINTENDO+SNS+-+001&rlz=1C1AVNG_enBR695BR695&biw=1920&bih=901&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjhjbSxkpDSAhWDhpAKHeiVAGMQ_AUIBygC#imgrc=jv3woHCN5kPpkM:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Super_Nin