Voltar para o site coopermiti

“Acreditamos que o único
caminho para a mudança de
comportamento é através da
educação.”

TELEVISÃO SEMP TVC 10 Il

Empresa: Sociedade Eletromercantil Paulista (Semp) Toshiba

Ano: Década de 70



Semp

Semp (sigla para Sociedade Eletromercantil Paulista) é uma empresa brasileira de eletrônicos fundada em 1942 pelo comendador Affonso Hennel na cidade de São Paulo cuja principal atividade, em seu início, foi a fabricação de rádios

Um dos marcos na história da empresa foi o lançamento do rádio PT 76, que alcançou enorme popularidade e ganhou o carinhoso apelido de "capelinha". Outro importante marco na história da empresa paulista foi o lançamento, em 1951, da primeiro aparelho de TV fabricado no Brasil, um ano depois da primeira transmissão nacional de televisão, e do primeiro televisor em cores do Brasil, em 1972.

Hoje é uma das maiores fabricantes de eletroeletrônicos do Brasil, detentora do mais extenso portfólio de produtos do setor e respeitada por seus consumidores. No ano de 1977 a empresa celebrou um acordo de participação acionária com a Toshiba Corporation, que contribuiu diretamente com a expertise de tecnologia japonesa para televisores. Em 2016, após a saída da Toshiba do negócio, a Semp anuncia uma nova parceira com a TCL Multimídia, subsidiária da multinacional chinesa TCL Corporation, tornando-se Semp TCL.



Toshiba

Toshiba (em japonês 株式東芝, transl. Kabushiki Gaisha Tōshiba) é uma empresa japonesa produtora de aparelhos eletrônicos e semicondutores.

A divisão de soluções para os segmentos de Transmissão e Distribuição de energia recebe o nome de Toshiba América do Sul Ltda. – TSAL, com plantas em Curitiba-PR, Contagem-MG e Betim-MG, e escritórios em São Paulo-SP e Rio de Janeiro- RJ. A empresa surgiu da fusão entre a Shibaura Seisaku-sho e a Tokyo Denki em 1938, originalmente como Tokyo Shibaura Denki, só mudando para Toshiba em 1978. [1]

No Brasil, a divisão de eletroeletrônicos recebe o nome de Semp-Toshiba, resultado da fusão das empresas Toshiba e Semp (Sociedade Eletromercantil Paulista).

A marca no Brasil

A empresa se estabeleceu no Brasil no ano de 1968 como um fabricante de transformadores. O ano de 1977 foi marcante para a TOSHIBA no Brasil, pois a empresa japonesa celebrou um acordo de participação acionária e tecnológica com a SEMP (Sociedade Eletro Mercantil Paulista), fundada em 1942 na cidade de São Paulo e responsável pela fabricação do rádio “capelinha” e do primeiro televisor 20 polegadas em cores do país. Essa união resultou na formação da SEMP TOSHIBA, empresa responsável pelo lançamento do televisor com tela widescreen (16:9) em formato de cinema; TV Multimídia, com 21 polegadas, que funcionava como televisor e monitor de computador; TV combinada com videocassete nos tamanhos 29 e 34 polegadas. Todas essas novidades fizeram da empresa no Brasil uma das mais reconhecidas e atuantes em seu segmento, além do slogan “os nossos japoneses são mais criativos que os japoneses dos outros”, que marcou história da publicidade brasileira.



Características do produto

• Tela de 17 polegadas

• Televisão portátil

• Controles manuais

• Antena fixa na parte superior do televisor









https://www.google.com.br/search?noj=1&biw=1920&bih=901&tbm=isch&sa=1&q=TELEVIS%C3%83O+SEMP+TVC+10+IL+antiga&oq=TELEVIS%C3%83O+SEMP+TVC+10+IL+antiga&gs_l=img.3...5059.6899.0.7352.7.7.0.0.0.0.223.1208.0j3j3.6.0....0...1c.1.64.img..1.0.0.5gvXK8hM99E#imgrc=CZsaH8Wfs-Bk-M:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Semp

https://pt.wikipedia.org/wiki/Toshiba