Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Reciclagem de lixo eletrônico

O avanço tecnológico atual faz com que as pessoas troquem rapidamente seus eletrônicos por outros mais modernos. Dessa forma, uma grande quantidade de lixo eletrônico é gerada e quando é descartado de maneira incorreta, ...

O avanço tecnológico atual faz com que as pessoas troquem rapidamente seus eletrônicos por outros mais modernos. Dessa forma, uma grande quantidade de lixo eletrônico é gerada e quando é descartado de maneira incorreta, pode causar sérios danos tanto à saúde das pessoas quanto ao meio ambiente.

A reciclagem de lixo eletrônico consiste em um conjunto de atividades com a finalidade de aproveitar os detritos de um objeto e reutilizá-los como matéria-prima dentro do processo industrial. Este lixo é destinado de forma ambientalmente correta, conforme legislação vigente. A vantagem obtida com a reciclagem de lixo eletrônico é a preservação e proteção do meio ambiente.

PROCESSO DE RECICLAGEM DE LIXO ELETRÔNICO
O processo de reciclagem de lixo eletrônico se inicia com a coleta ou recebimento do material. Os aparelhos, então, são desmontados por um processo chamado de manufatura reversa, que significa o movimento reverso de uma linha de montagem. Logo após, todo o material é classificado de acordo com sua natureza, por exemplo, plásticos, metais, vidros, elementos químicos, metais pesados, placas de circuito e outros.

Os materiais que podem ser reciclados, portanto, são encaminhados para a continuação do processo de reciclagem. A reciclagem de lixo eletrônico pode ser executada em locais especializados que realizam a separação ou por empresas do ramo especializadas em cada tipo de material. O material a ser reciclado passa por procedimentos de redução por trituração ou compactação, a fim de minimizar custos com transporte.

Há tipos de lixo eletrônico de difícil reciclagem, como por exemplo, as placas de circuito impresso (PCIs), utilizadas em praticamente todos os equipamentos de tecnologia ou eletrônicos, tais como: computadores, smartphones, carros, entre outros. Essas placas são formadas por material extremamente heterogêneo e compostas por diversos metais pesados (chumbo, cobre, níquel e cádmio), como também metais preciosos (ouro, prata e platina). Assim sendo, este é o motivo pelo qual sua reciclagem é importante, tanto no âmbito econômico quanto para o meio ambiente.

No Brasil, devido não possuir o processo necessário para este tipo de procedimento, esse tipo de material é considerado não reciclável. Portanto, as empresas brasileiras de reciclagem de lixo eletrônico são responsáveis pelo controle e monitoramento da destinação dessa parte.

Ademais, cabe às empresas brasileiras de reciclagem de lixo eletrônico assegurar o cumprimento da legislação vigente na destinação de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos) não recicláveis pertencente ao cliente.

COOPERMITI – COMPROMISSO COM A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
A prestadora de serviços em reciclagem e gestão de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE) iniciou suas atividades em março de 2010, no bairro da Casa Verde, Capital de São Paulo.

Consciente de que esses equipamentos podem transmitir danos à saúde pública e ao meio ambiente, a Coopermiti contribui de forma ágil e eficaz para a preservação do meio ambiente, para que o lixo eletrônico não seja descartado de maneira incorreta.

Dentre os serviços da empresa, podem ser encontrados o descarte de lixo eletrônico, consultoria e assessoria, recuperação e reciclagem e destruição segura de dados. A Coopermiti possui visão diferenciada de seu trabalho ligado à sustentabilidade, preservação do meio ambiente e inclusão.

PARA SABER MAIS SOBRE RECICLAGEM DE LIXO ELETRÔNICO
Ligue para 11 3666-0849 ou clique aqui e entre em contato por email.