Empresa: D. F. Vasconcelos
Data: década de 50
Kapsa
Uma das primeiras câmaras fotográficas foi a Kapsa. Não existem informações precisas sobre como começou a fabricação destas câmeras, mas a empresa destaca-se em sua participação ativa no desenvolvimento do campo da microcirurgia no Brasil, iniciada com o projeto do seu primeiro microscópio cirúrgico, lançado em 1962. Mais de 50.000 microscópios cirúrgicos produzidos pela D.F.Vasconcellos estão hoje instalados em hospitais e ambulatórios do Brasil e de 66 outros países.
A Kapsa foi bastante cultuada por ser bem acabada e forte o bastante para cair sem quebrar. Para usar, é preciso segurar a câmera na altura da barriga, para conseguir ver a imagem pelo viewfinder que reflete a imagem.
Ela trouxe grandes inovações por ser uma câmera com ajustes manuais de abertura do diafragma que conta com apenas três ajustes (F22, F16 e F11), mas uma quantidade que já animava os entusiastas na época. As velocidades de disparo eram apenas duas: 1/100 e “B” (nesta opção o obturador fica aberto enquanto se mantém o disparador pressionado).
Além da Pinta Vermelha, existia a Pinta Verde e Azul, que se tratava de modelos mais simplificados.
Características do produto
• É uma câmera em formato caixão, que tira fotos 120 em dois formatos:
o 16 poses 6X4
o 12 poses 6X9, uma panorâmica.
http://www.lomography.com.br/magazine/175791-kapsa-pinta-verde
https://pt.wikipedia.org/wiki/Kapsa
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-764481232-cmera-kapsa-pinta-verde-em-excelente-estado-_JM#redirectedFromParent