Games

JOYSTICK GENIUS MODELO J-08

Empresa: Genius, KYE Systems Corp.
Ano: Década de 80

Genius
A Genius KYE é uma empresa de tecnologia de Taipé, Taiwan, fundada em 1983. Possui cerca de 3000 empregados e quatro fábricas na China continental. Seus principais produtos são mouses, máquinas fotográficas digitais, teclados, tabletes gráficos,joysticks e headsets.
A empresa KYE Systems Corp tem sua matriz localizada em Taiwan, com filiais nas Américas, Alemanha, Reino Unido, e Hong Kong.
Durante as últimas dois décadas, a Genius se transformou de um fabricante de periféricos para PC à uma marca líder mundial em produtos de eletrônica de consumo. Em 2006, venderam ao redor do mundo mais de 35 milhões de produtos Genius.
Graças a sua tecnologia inovadora e avançada, assim como seu desenho simples e ambiental, os produtos Genius tem recebido prestigiosos prêmios de desenho que inclui o Red Dot Design Award e o iF Design Award, ambos da Alemanha, Innovations Design and Engineering Awards do show International CES nos Estados Unidos, o prêmio de desenho G-Mark Good Design do Japão, e o prêmio National Gold Award of Excellence Award em Taiwan.
Foi o primeiro fabricante a produzir mouses com tecnología scroll wheel, ou botão de rolagem, em 1996.

Joystick
Joystick é um periférico de computador e videogame pessoal, ou um dispositivo geral de controle que consistem em uma vara vertical na qual os pivôs se aproximam de uma extremidade e transmitem seu ângulo em duas ou três dimensões a um computador.
O joystick é usado frequentemente para controlar os jogos de vídeo, e têm geralmente um ou mais botões de pressão cujo estado pode também ser lido pelo computador.
O termo joystick transformou-se em um sinônimo para controladores do jogo que podem ser conectados ao computador desde que o computador defina a entrada como uma “porta de jogos”.
Além de controlar jogos, os manches são usados também para controlar máquinas tais como elevadores, guindastes, caminhões. Os joysticks mais diminutos recentemente foram adotados como dispositivos navegacionais para equipamentos eletrônicos menores tais como telefones móveis.

História

O joystick surgiu originalmente como controle de aeronaves e elevadores. Sua invenção é originalmente atribuída ao piloto francês Robert Esnault-Pelterie, existindo também reivindicações históricas entre os pilotos Robert Loraine, James Henry Joyce e Sr. A. E. George. Esse último foi pioneiro ao voar em um pequeno avião em Newcastle, na Inglaterra em 1910. É atribuída a ele a criação do “George Stick” o qual se tornou popularmente conhecido como joystick. O joystick apesar de estar presente nos recentes aviões desde século passado, sua origem e utilização mecânica é incerta.
A primeira utilização elétrica dos joysticks provavelmente foi inventada por volta de 1944 na Alemanha. O aparelho tinha sido criado para direcionar as bombas Henschel Hs 293 para almejar navios. Esses joysticks tinham um conjunto de interruptores ligado/desligado análogo aos sensores. O sinal transmitido a partir do joystick era conduzido por pequenos fios para ativar os mísseis.

Joystick dos anos 80
O primeiro joystick da Atari, desenvolvido para o Atari 2600, foi um dos primeiros joystick digitais, composto por um simples “fire button”, conectado via conector DE-9, suas especificações eletrônicas serviram como base para muitos anos. Nas construções de Joystick, foram frequentemente usados como controladores nas primeira e segunda geração de games consoles, daí então se desenvolveu a família dos gamepads com a Nintendo Entertainment System e Sega Master System de entre os anos de 1985 e 1986.

Funcionamento
O joystick é um periférico dos computadores ou aparelho de controle diverso, em que é composto por uma haste fixado a uma base em que transmite um ângulo de duas a três dimensões. Joystick são frequentemente usado em vídeo games, e geralmente composto por um ou mais botões em que seus estados são transmitidos ao computador para processamento diverso. Geralmente são configurados para movimentar em sentido da esquerda para direita, cima/baixo, podendo em joysticks de três dimensões (como controladores de aviões, entre outros) obterem as variantes entre esses dois sentidos.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Joystick
https://www.google.com.br/search?q=JOYSTICK+GENIUS+J-08&biw=1366&bih=599&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiYyZK-nsHOAhXDQpAKHVsABNgQ_AUICCgD#imgrc=0P1uVKc8bfZ1YM%3A
https://pt.wikipedia.org/wiki/Genius,_KYE_Systems_Corp.