Empresa: Zoom Corportation
Ano: 2000
Zoom Corporation
Zoom Corporation é uma produtora japonesa de equipamentos de áudio e produz pedais de efeitos para guitarra e gravadores digitais, entre outros. A empresa, com sede em Tóquio, foi fundada em 1983 e faz parte do conglomerado Samson Technologies.
Produtos (seleção)
O Zoom 505 é um pedal multi-efeito para guitarra elétrica. Existem dois modelos da Zoom 505, a original e a Zoom 505 II, que possui mais efeitos e memória. Neste dispositivo encontram-se diversos efeitos, desde o som de um violão acústico até uma distorção pesada. Além dos efeitos gravados na memória que vêm de fábrica, também há a possibilidade de se criar novos efeitos ou editar os efeitos pré-gravados. Em 2006 o Zoom 505 saiu de linha, sendo substituído pelo multi-efeitos Zoom G1 o qual, na mesma base e ideia original, aumentou a resolução de som em 3 vezes, passando para 96 kHz, além de ampliar efeitos e agregar uma bateria eletrônica. ZOOM 1010,3030,4040,G1,G2,G3,G5,G7,G9 Também são outros modelos de pedaleiras da marca.
A Sucessora da ZOOM 505, a ZOOM 505II vem com mais alguns efeitos e botões de comando que facilitam o manuseio e a também programação, onde antes só existia pequenos botões laterais na sua antecessora.
Pedal de guitarra
O pedal de guitarra é um equipamento eletrônico que é usado para alterar o som natural de uma guitarra elétrica. São utilizados durante concertos ao vivo e também no estúdio. Exemplos de pedais são Distortion, Overdrive, Wah-wah, Reverb, Delay etc. Os pedais geralmente ficam no chão próximo ao músico e são conectados diretamente ao seu instrumento. Geralmente os pedais são acionados pelo pé do músico que pressiona um interruptor. A maioria dos pedais acompanham as suas próprias fontes elétricas e cabos de força.
A pedaleira incorpora diversos tipos de pedais dentro de apenas um equipamento e pode ser embalada e transportada para um local diferente sem a necessidade de ser desmontada. Geralmente as pedaleiras acompanham um case ou bag que as protegem durante o transporte.
Existem diversos tipos de cases para pedais e pedaleiras que incluem cases caseiros, cases comprados em loja e, para músicos profissionais, cases customizados. Hard Cases para pedaleiras possuem espuma no interior, cantos reforçados e travas que protegem o conjunto durante o transporte. Um case pode ser utilizado para guardar vários pedais ao mesmo tempo, utilizando-se velcro ou outras técnicas para fixação do conjunto. Alguns cases acompanham alças e/ou rodinhas para facilitar o transporte.
Funcionamento
O sinal elétrico gerado pela ressonância das cordas é captado pelos captadores e são conduzidos até os pedais através de um cabo. O sinal, então passa por um circuito elétrico que, por métodos digitais ou analógicos, altera o som do instrumento de acordo com as necessidades do músico. Após passar pelo pedal o sinal é enviado por outro cabo até o amplificador.
Tipos de Pedais
Existem vários tipos de pedais, como os de “Delay”, que atrasam parte do som que acaba se ser tocado, e também os famosos pedais “Distortion”, que distorcem as ondas sonoras muito usado no Rock em geral. Podemos de uma maneira geral classificar os pedais em uma das seguintes categorias de efeitos:
Efeitos de Ganho (Overdrive, Distorção, Fuzz e Boost)
Pedais de Ganho ou Pedais de distorção aumentam o volume (através de clipagem de diodos) até ele chegar a distorcer e gerar o som conhecido em músicas de Rock. Fuzzbox ou fuzz box, O primeiro exemplo fuzz box gravado é creditado aos Ventures em 2000 Pound Bee’, em 1962. Outro exemplos são música Elysium, do Portishead e Jacky Cane do Hooverphonic.
Efeitos de Modulação (Chorus, Flanger, Phaser, Vibrato/Trêmulo etc.)
Pedais de “Efeitos de Modulação” como o chorus, criam um outro sinal através do som limpo dando uma leve desafinada gerando o efeito de chorus. Exemplo na canção And the craddle will rock de Van Halen.
Efeitos de Ambiência (Delay e Reverb)
Efeitos de Ambiência são obtidos, por exemplo, com os Pedais de Delays e Reverbs. São os efeitos mais caros do mercado. Estão disponíveis nas versões digital e analógico com variados recursos. Os aspectos sonicamente reconhecíveis de um ambiente na reprodução podem são resumidos como “ambiência” e correspondem principalmente à reverberação e eco presentes.
Efeitos de Tonalidade e de Pitch (Wah-Wah, “Equalizers, Filters, Simulators; hamornizer, sustainer”)
Quanto aos Efeitos de Tonalidade e de pitch, a esse grupo pertencem todos efeitos que atuam alterando a equalização (grave, médio, agudo) do som. São pertencentes desse grupo então Acoustic Simulator, Auto wah, Wah-Wah, Envelop Filters, Equalizers, Filters, Pickup Simulator e qualquer outro que altere o timbre do som original utilizando apenas a alteração na equalização.
Efeitos Dinâmicos (Compressor, Limiter, Sustainer, etc.)
Já os Efeitos Dinâmicos: esse grupo é composto dos efeitos que controlam a amplitude (volume) do sinal. Nesse grupo estão inclusos os efeitos Compressor, Limiter e outros efeitos menos usuais como Slow Gear. Como se trata de dinâmica, o Pedal de Volume poderia se encaixar nesse grupo, mas como será explicada a comparação com o pedal de Expressão, este será encaixado em outros.
Características do produto
• Pedaleira mais vendida desde que foi criada nos anos 2000.
• Conhecida por seus efeitos limpos entre efeitos com chorus, delay, reverb, flanger, compressor entre outros, o zoom 505 ainda é um simulador de violão incrível, que transforma sua guitarra em um som de violão.
• Além de efeitos de distorção, seu forte sempre foram os efeitos limpos e seu excelente afinador.
https://www.google.com.br/search?q=MULTI+PROCESSADOR+DE+EFEITOS+%E2%80%93+GUITAR+ZOOM+505&hl=pt-BR&biw=1920&bih=932&site=webhp&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiNts7q0KzNAhUHDZAKHR23B_EQ_AUICCgD#hl=pt-BR&tbm=isch&q=MULTI+PROCESSADOR+DE+EFEITOS+%E2%80%93+GUITARRA+ZOOM+505&imgrc=Ai8kcIi1AUquoM%3A
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-755727401-pedaleira-zoom-505-multiprocessador-de-efeitos-_JM
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedal_de_guitarra
https://pt.wikipedia.org/wiki/Zoom_Corporation