Empresa: Sony Corporation
Data: 1979
Sony Corporation
Sony Corporation é uma multinacional japonesa, sendo o quinto maior conglomerado de mídia do planeta. Fabrica uma infinidade de produtos eletrônicos, tais como aparelhos de televisão, som, DVDs e reprodutores de DVDs de vários tipos, CDs e leitores de CDs de vários tipos, home theaters, câmeras digitais, softwares de computadores, jogos eletrônicos, etc. Também atua na indústria do entretenimento sendo proprietária dos estúdios de cinema Columbia Tri-Star Pictures e acionista da Metro-Goldwyn-Mayer. Proprietária das gravadoras Sony Music e BMG, além dos canais de TV por assinatura Sony Entertainment Television, Sony Spin, AXN Black e AXN. Formou com a sueca Ericsson uma holding para a produção de telefones celulares com o nome Sony Ericsson, Sony Mobile desde 2012.
História
A Sony foi fundada em 1946 por Masaru Ibuka e Akio Morita com o nome de Tokyo Tsushin Kogyo K.K.. Essa empresa foi a primeira a fabricar um gravador de fita cassete no Japão. Após saber que a Bell Labs tinha inventado o transistor, Morita licenciou a tecnologia para fabricar novos eletrônicos baseados nela. Em agosto de 1955 lançam o primeiro rádio com transistores do Japão, o Sony TR-55. A companhia então passou a se chamar Sony quando o produto começou a ser vendido nos EUA, o nome americano foi adotado para que o produto pudesse ser vendido, os produtos japoneses naquela época tinham má fama.
A Sony começou então a miniaturizar esses rádios, para torná-los portáteis. Lançou então o Walkman tocava fitas em K7 e tinha rádio AM/FM. O Walkman teve imenso sucesso e popularidade, sendo um fenômeno de consumo nos Estados Unidos.
Quando as coisas estavam boas, eis que vem um problema: os rádios estavam começando a apresentar problemas, os produtos começaram a ficar estocados com as devoluções e a empresa não sabia o que fazer.
Após algum tempo, os fabricantes levantaram uma hipótese: os rádios vinham de barcos, ficavam tempos trancados em containers e isso era de fato o problema, sendo assim os produtos começaram a vir de avião e a empresa voltara aos seus eixos.
De volta ao topo a companhia cresceu se tornando a maior fabricante de eletrônicos do mundo, produzindo desde televisores até câmeras de vídeo para uso profissional. Nos anos 80 e 90 comprou várias empresas na indústria do entretenimento, se tornando um império no setor com a gravadora Sony Music e o estúdio Columbia Tri-Star Pictures.
Em 1994 lançou o videogame PlayStation que foi sucesso absoluto no mercado. Hoje em dia enfrenta fortes concorrências com empresas sul-coreanas como a Samsung e a LG, e principalmente a japonesa Nintendo. Em Maio de 2012 o valor de mercado da Sony atingiu seu valor mais baixo em 31 anos, valendo apenas cerca de US$ 30,0 Bilhões, em Setembro de 2000 a Sony tinha um valor de mercado de US$ 107 bilhões.
Videocassete
O gravador de vídeo cassete, videocassete ou cassete de vídeo também conhecido pela sua sigla inglesa VCR (Video Cassette Recorder), é um aparelho eletrônico capaz de gravar e reproduzir imagens que são registradas em fitas magnéticas acondicionadas em caixas plásticas (cassetes) para facilitar o manuseio. Ele é o sucessor do gravador de videoteipe (VTR, na sigla em inglês), que utilizava fitas magnéticas em carretéis plásticos.
Inicialmente os videocassetes eram dirigidos ao mercado amador, mas com o tempo a tecnologia foi aperfeiçoada e usada para fins profissionais.
Dependendo das características físicas da caixa e da fita bem como das especificações técnicas de gravação e reprodução da imagem, foram definidos diferentes “formatos” de videocassetes como o U-Matic, Betamax, VHS, Betacam, S-VHS e outros.
Betamax
Betamax era um formato de gravação em fita caseiro de 12.7 mm idealizado e fabricado pela Sony. É derivado de um formato de fita profissional, o U-matic, com 19.1 mm. Era vendido sob o nome de Betacord pela Sanyo, mas frequentemente era apenas chamado de Beta.
O Betamax chegou ao mercado em 1975 e, dez anos, depois, perdeu definitivamente a batalha pela hegemonia de mercado para o VHS. Os aparelhos de gravação de fitas em Betamax deixaram de ser produzidos em 2002, e as últimas fitas foram produzidas em março de 2016.
Comparado ao VHS, o tamanho da fita cassete é menor e diz-se muito que possui uma qualidade de imagem superior ao VHS, mas era apenas um truque eletrônico que poderia ter sido incorporado ao VHS, mas que não foi. Outros diziam que a fita tinha uma melhor ligação com o maquinário de seus tocadores, fazendo com que a fita iniciasse mais rápido que o VHS. Passar do play ao fast forward ou ao rebobinamento da fita era de fato mais rápido, mas era porque a fita não saía do mecanismo antes, assim como a fita VHS faz.
Para o uso doméstico, o Betamax perdeu para o VHS apesar de uma grande campanha de marketing da Sony. Na autobiografia do fundador da Sony, Akio Morita, atribui isso ao fato de que a Sony dificilmente licenciava o Betamax para outras empresas fabricarem, alegando que o VHS ficava com a “massa crítica”. Outros acreditam que o tempo menor de gravação da fita fez com que os consumidores optassem pelo VHS em primeira instância. Este problema levou a Sony a uma corrida na década de 1980 para aumentar a capacidade do formato, mas nunca estiveram à frente por muito tempo.
Uma vez que o VHS atingiu boa parte dos usuários de gravadores de vídeo, o resto da cadeia de marketing do Betamax entrou em colapso. Outras evoluções da tecnologia VHS, como o VHS-HQ e tecnologia de multi-cabeças fizeram com o VHS igualasse a superioridade técnica do Betamax. Eventualmente a Sony começou a produzir seus próprios gravadores com o formato VHS, cedendo a “guerra dos formatos”. O último modelo americano apareceu no mercado em 1993, e a produção em outros lugares do mundo parou completamente em 1998. A Sony continuou produzindo um número limitado de gravadores de vídeo Betamax para o mercado japonês até 2002, quando foi oficialmente anunciado o fim da linha Betamax doméstica, pois segundo a empresa, “era necessário maior investimento em novas tecnologias de vídeo, como o DVD”.
Mercados brasileiro e português
No Brasil e em Portugal, a Sony também trouxe o sistema Betamax para a comercialização, tanto doméstica quanto profissional. As fitas Beta ainda são usadas em emissoras de TV, principalmente. Já no mercado doméstico, como em todo o mundo, a fita VHS acabou predominando. A escolha de um filme na locadora sempre tinha que terminar com a pergunta: “O filme é Beta ou VHS?”. Teve grande volume de vendas e chegou a liderar em algumas épocas da década de 1980. Mas depois foi sendo esquecido e deixado para trás, assim como em todo o mundo e as fitas foram ficando no fundo da locadora.
Características do produto
• 110 -220 v (Bi volt)
https://www.google.com.br/search?q=V%C3%8DDEO+CASSETE+SONY+SL5400MD&hl=pt-BR&biw=1920&bih=841&tbm=isch&imgil=q4uFiC9Jz4TPzM%253A%253B7FObtiJSePEsRM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Feletronicos.mercadolivre.com.br%25252Fvideo-cassettes%25252Fvideo-cassete-sony&source=iu&pf=m&fir=q4uFiC9Jz4TPzM%253A%252C7FObtiJSePEsRM%252C_&usg=__bJBz5X4Dz-obyhxTWh3V8cVP_KQ%3D&ved=0ahUKEwi-0Oqd_4HNAhUMjJAKHcPPDIkQyjcIKQ&ei=EUxMV_6DMYyYwgTDn7PICA#imgrc=q4uFiC9Jz4TPzM%3A
https://pt.wikipedia.org/wiki/Videocassete
https://pt.wikipedia.org/wiki/Betamax
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sony