Empresa: Arno
Ano: Década de 70
Arno
A Arno, é uma empresa brasileira de produtos eletro domésticos, focada principalmente em produtos eletro portáteis.
História
Em 1882, Carlo Arnstein, primeiramente, cria uma empresa que importava café principalmente do Brasil. Carlo Arnstein era de uma família italiana de Trieste, na época, território do antigo Império Austro-Húngaro.
Em 1938, depois da Primeira Guerra Mundial, Hans Arnstein, filho de Carlo Arnstein, que depois fora rebatizado de João Arnstein, cria a Construções Eletromecânicas Brasileiras Ltda. Materiais Elétricos, empresa especializada na fabricação e comercialização de motores elétricos. Além de ter um novo nome de batismo, João Arnstein se naturaliza brasileiro entre 1922 e 1923.
Felippe Arno, o filho de João, foi presidente da empresa de 1957 até 1997. A empresa participou do começo do processo de industrialização no Brasil, tendo a cidade de São Paulo como porta de entrada.
Em 1944, a então Construções Eletromecânicas Brasileiras se funde com a Intermares, Brasselva e Siltex, formando a Empresas Reunidas e Comércio Arno S.A.
Em 1945, a Arno é criada, com dez mil cruzeiros. O nome da empresa é devido ao fato de Carlo Arnstein escrever o nome Arno nas sacadas de café que ele comercializava.
Em 1949, o design dos produtos era feito pela empresa americana Sears, Roebuck & Co. Nesse ano, a Arno já comercializava seus produtos em todo o país.
Em 1952, as ações da empresa passam a ser cotadas na antiga Bolsa de Valores do Brasil. Nesse ano, Hans Arnstein passa a se chamar João Arnstein Arno.
Em 1957, João Arnstein Arno morre, e seu filho, Felippe Arno, se torna presidente da empresa.
Em 1961, a empresa exportava liquidificadores para a Europa.
Em 1964, a Arno se associa a empresa Asea Industrial S/A, para aumentar e melhorar a produção dos produtos.
Em 1965, a empresa começa a exportar liquidificadores para outros países da América Latina.
Em 1971, a empresa é associada da Delco Remy, e da Delco Eletronics, comercializando produtos automobilísticos.
Em 1975, a Arno adquire a Skil no Brasil, uma empresa que fabricava furadeiras elétricas e outros produtos. Assim, a Arno foi a primeira empresa a fabricar furadeiras elétricas no Brasil.
Em 1992, a empresa deixa de fabricar peças automobilísticas.
Em 1994, a empresa consegue o certificado de qualidade ISO 9001.
Em 1997, a Arno S. A foi adquirida pelo Grupo SEB, um conglomerado francês fabricante de eletro portátil, sendo líder desse segmento.
Batedeira
Batedeira é um utensílio doméstico, eventualmente elétrico, muito utilizado para bater mecanicamente, ingredientes de receitas ou misturas de culinária. Os modelos elétricos são formados por um pequeno motor que faz girar uma ou duas peças em forma de batedor de claras. Existem ainda batedeiras mecânicas, mas que não são acionadas por um motor elétrico, mas apenas por uma engrenagem ativada manualmente por uma manivela.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Batedeira
https://www.google.com.br/search?q=BATEDEIRA+ARNO+100W+SERIE+LM+ANTIGA&biw=1920&bih=911&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiR98fp-4zPAhUEFh4KHTBJDkAQ_AUIBygC#tbm=isch&q=BATEDEIRA+ARNO+antiga+azul&imgrc=nwR8rRS9b4CZlM%3A
https://pt.wikipedia.org/wiki/Arno