Ano: 2015
Esterilização de materiais
Esterilização de materiais é a total eliminação da vida microbiológica destes materiais. É diferente de limpeza e diferente de assepsia. Como exemplo, uma tesoura cirúrgica pode ser lavada, e ela estará apenas limpa. Para ser esterilizada é necessário que seja submetida a uma determinada temperatura e pressão durante um determinado tempo, destruindo todas as suas bactérias, esporos, vírus e fungos. Existem várias técnicas de esterilização, que apresentam vantagens e desvantagens; contudo, a técnica usada mais regularmente é a auto clavagem.
Conceito técnico
Esterilização de materiais é na verdade a tendência de eliminação de todas as bactérias ou redução da população de uma colônia, pois mesmo depois da esterilização o material supostamente estéril ainda possui uma porção mínima de bactérias, portanto depois de estéril estes materiais são colocados com uma data de validade e armazenados em uma sala com temperatura controlada, isto é, se não forem usados neste período os materiais deverão ser esterilizados novamente.
A questão da temperatura vai de acordo com o método de esterilização, quanto maior a temperatura menor é o tempo de exposição dos materiais, isto se referindo a esterilização a vapor, hoje em dia existe dois tipos de temperaturas, 121 °C e de 134 °C em autoclaves, para manter a segurança e aumentar a confiabilidade no fim do processo, os materiais não devem sair molhados deste tipo de equipamento, o que seca o material no fim da esterilização ou fase de secagem é a temperatura que o material fica exposto da “câmara externa”, que por sua vez a pressão é geralmente maior que a pressão na câmara onde ficam os materiais, a maioria das autoclaves contem duas câmaras facilitando este processo.” apesar de toda esta tecnologia que temos hoje o conceito de que o material está totalmente estéril é falso, podemos falar em métodos mais seguros que é o correto.
A proximidade de um processo de esterilização com qualidade encontra-se na validação e qualificação do equipamento, no suprimento de água do vapor, da manutenção, usado muito em locais chamados de salas limpas em hospitais, ambulatórios, setor de saúde, entre outros.
Características do produto
• Controladores de temperatura: Controle automático micro processado, com sistema PID;
• Indicação Digital (Display LED), de três dígitos;
• Sensor de temperatura tipo K, resolução de 1ºC.
• Painel de controle: Um controlador e indicador digital de temperatura, chaves de acionamento luminoso e um (01) botão liga/desliga.
• Sistema de aquecimento: Resistência de aquecimento por meio de resistências tubulares blindadas em aço Inox AISI 304.
• Sistema de circulação: Circulação por meio de convecção natural.
• Faixa de temperatura: Temperatura regulável de 50ºC a 200ºC.
• Estrutura interna: Chapa de aço inox AISI 430 com suportes para acomodação de duas prateleiras espaçadas de 09 em 09 cm.
• Estrutura externa: Chapa de aço carbono SAE 1020 com tratamento anti- corrosivo, pintura eletrostática a pó.
• Pés: Pés niveladores.
• Porta: Chapa de aço carbono com tratamento anti corrosivo, pintura eletrostática a pó, guarnição de silicone em todo perímetro e puxador injetado e trinco de pressão.
• Isolante térmico: Isolação térmica em todas as laterais e porta.
• Voltagem: Equipamento fornecido em 220 V.
https://www.google.com.br/search?q=ESTUFA+ICAMO+ST200&safe=active&rlz=1C1AVNG_enBR695BR695&tbm=isch&imgil=GgUZWiO8iP2pHM%253A%253BMxCdKWA8zYkCjM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fwww.lfequipamentos.com.br%25252Fprodutos_listagem.aspx%25253FFabricanteID%2525253D17&source=iu&pf=m&fir=GgUZWiO8iP2pHM%253A%252CMxCdKWA8zYkCjM%252C_&usg=__iVazXxTNt5Vca3XGcklN7t4vBpM%3D&biw=1920&bih=950&ved=0ahUKEwjnw7-lpq3QAhWEIJAKHaIzBK4QyjcIRQ&ei=_1MsWKfICITBwASi55DwCg#safe=active&tbm=isch&q=ESTUFA+ICAMO+ST200&imgrc=i42N94zT96d8DM%3A
http://www.wikihosp.com.br/index.php/Estufa_de_Esteriliza%C3%A7%C3%A3o
https://pt.wikipedia.org/wiki/Esteriliza%C3%A7%C3%A3o_de_materiais