Material e planos de aula disponibilizados pela Revista Nova Escola, de autoria de Paula Sestari, para alunos da Educação Infantil. O objetivo é trabalhar as “brincadeiras de roda e das danças circulares, encarando-as como meio de experiência cultural regional”. Traz os seguintes tópicos: No que consistem essas brincadeiras; Como colocar essas atividades em prática; Propostas de brincadeiras de roda e danças circulares (Brincadeiras de roda da cultura africana – cantiga que o livro aborda, Olélé Moliba Makasi, disponível neste vídeo; já com as crianças pequenas, é possível alternar gestos e movimentos, como aparece neste vídeo de outra cantiga de roda africana, do grupo Palavra Cantada); Brincadeiras de roda da cultura indígena ( Yapo, canção de origem indígena da região do Pará; Um exemplo é a música Itororó, que traz esta palavra-título em tupi, que significa “água barulhenta”); Brincadeiras regionais brasileiras ( é a cantiga Roda da Carambola, que promove a interação por meio do toque, da marcação de passos e dos movimentos coordenados do grupo). Sugere para enfatizar o papel do professor na ampliação do repertório cultural e artístico das crianças; e a proposta do projeto Danças dos Povos, que traz indicações de coreografias do mundo inteiro e que pode render momentos de interação e diversão entre professoras e professores.