Sequências Didáticas disponibilizadas pelo site SM Educação, de autoria de Thays Leal Silva e Ana Carolina Rigoni Castro. “O produto educacional “Vozes da resistência: sequências didáticas de abordagem decolonial para aulas de História na Educação de Jovens e Adultos” é resultado da pesquisa “Ensino de História e Decolonialidade na Educação de Jovens e Adultos: uma discussão curricular no município de Resende/RJ”, realizada no Mestrado Profissional em Educação Básica do Colégio Pedro II. Trata-se de um caderno de orientação pedagógica destinado a professores de História atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos. O caderno é composto por quatro sequências didáticas independentes e baseadas nos conteúdos curriculares de História da EJA de Resende-RJ e na pedagogia decolonial, em associação com outras questões presentes no cotidiano social e escolar. São elas: Cultura material e imaterial e povos indígenas; Quilombos resistências ontem e hoje; Revolta dos Malês e intolerância religiosa; Quartos de despejos: questões sociais, raciais e construção de uma radionovela.