Assinado no dia 11 de dezembro de 1997, o Protocolo de Kyoto prevê redução nas emissões dos gases do efeito estufa nos países industrializados. Segundo uma grande comissão internacional de cientistas patrocinada pela ONU, a ação humana mudou o clima do planeta, e vai continuar mudando.