Material disponibilizado pelo Instituto Claro, de autoria de Leonardo Valle, na área de Artes (Música), que sugere que os artistas e compositores Vinicius de Moraes, Luiz Gonzaga, Renato Russo e Chico Buarque podem ser usados no ensino. Traz cinco possibilidades de usar compositores nacionais em sala de aula:Dossiê Vinicius de Moraes (dossiê com uma biografia aprofundada do autor e a indicação de como aproximá-lo dos estudantes do ensino fundamental. Na educação infantil e anos iniciais, pode-se trabalhar com os poemas: “A casa”, “O Relógio” e a “Arca de Noé”); Luiz Gonzaga: rei do baião é fonte de aprendizado (“além de problematizar questões sociais do Brasil em músicas como “Asa Branca” e “A Triste Partida”, o nordestino “trouxe um conteúdo que é expressão riquíssima da cultura do sertanejo, do vaqueiro, da festa do milho, das secas e das cheias e também do jangadeiro, com variações do xote, forró e xaxado); Música “Índios”, da Legião Urbana, sensibiliza alunos sobre colonização das Américas (Dentro da disciplina de história, a canção dialoga com conteúdos curriculares do ensino fundamental, como sociedades indígenas no território brasileiro e o encontro dos portugueses com essa população); Inspirado em Chico Buarque, projeto incentiva estudantes da periferia a ocuparem espaços na cidade; Rock brasileiro dos anos 80 ajuda a entender parte da história do país.