8 formas de promover um ensino de física decolonial

Material e sequência didática (plano de aula) disponibilizados pelo Instituto Claro, de autoria de Leonardo Valle, na área de Física, para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio,  com o propósito de “apresentar conhecimentos de física desenvolvidos por povos africanos e indígenas, desmistifica uma visão colonizadora de que tais populações são selvagens, inferiores e incapazes de produzir saberes científicos”. Propõe as seguintes formas: Revise conhecimentos atribuídos aos gregos antigos (e os saberes do Egito Antigo e Babilônia; sugere a leitura do texto de Jorge Dantas Junior:  “Para um ensino de Física afrocentrado no currículo do ensino médio integrado de um Instituto Federal” (2022); Aborde a engenharia do antigo Egito; Apresente os estudos astronômicos indígenas (Em sequência didática disponibilizada online, Alves-Brito recomenda apresentar o Planisfério Afro-Indígena; Junior indica o vídeo “Constelações indígenas brasileiras”, da TV Unesp);  Apresente os estudos astronômicos de povos africanos e asiáticos; Destaque a cosmologia de povos diversos; Apresente o calendário egípcio;  Discuta questões sociocientíficas; Cite físicos, engenheiros e cientistas de populações marginalizadas.