Material e sequências didáticas (planos de aula) disponibilizados pelo Instituto Claro, de autoria de Leonardo Valle, na área de Literatura Brasileira, para alunos do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio ( membro da segunda fase do modernismo brasileiro). Disponibiliza “oito sugestões de planos de aula, sequências didáticas, podcasts e relatos de professores sobre como trabalhar o legado do escritor nas diferentes etapas da educação básica”. São eles: Plano de aula – Antologia poética, de Vinicius de Moraes (Ensino Médio); Plano de aula – Poema: As borboletas, de Vinicius de Moraes (“A partir do texto “As borboletas”, os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental são convidados a aprofundar o contato com a poesia. Para isso, são explorados os elementos que a estruturam, como os efeitos sonoros, o ritmo e as rimas); Dossiê – Vinicius de Moraes (dossiê com uma biografia aprofundada do autor e a indicação de como aproximá-lo dos estudantes do ensino fundamental. Na educação infantil e anos iniciais, pode-se trabalhar com os poemas: “A casa”, “O Relógio” e a “Arca de Noé”); Podcast – A Arca de Noé, de Vinicius de Moraes; Artigo – Pequenos Notáveis: Vinicius de Moraes (MultiRio); Sequência didática – O letramento literário através das poesias de Vinicius de Moraes (objetivo de aproximar alunos do 6º ano do ensino fundamental da literatura. São trabalhadas “O peru”, “As borboletas” e “A foca”); Plano de aula – Valsinha, de Chico Buarque e Vinicius de Moraes; Relato de professor – Vinicius de Moraes através de sua religião, o candomblé.