Bardi e o Modernismo Brasileiro – de 22 a 72

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Material disponibilizado pelo Instituto Bardi de autoria de Renato Anelli e Eugênia Gorini Esmeraldo. Trata da exposição realizada no Instituto Bardi na Casa de Vidro, como parte das comemorações do cinquentenário da Semana de Arte Moderna de 1922. “A arte do neoconcreto Willys de Castro” (1926 – 1988), para o cartaz e capa do catálogo da exposição, interpreta a visão histórica de Bardi sobre a Semana de Arte Moderna de 22. Dispõe em uma grelha de 4 x 4 imagens, 16 rostos recortados de 15 pinturas e uma escultura produzida entre 1890 e 1945. Traz uma pequena explicação das obras e dados biográficos dos artistas. São elas: Lasar Segall (Vilnus, Lituânia, 1891 – São Paulo, Brasil, 1957) Duas amigas; Victor Brecheret (Farnese, Itália, 1894 – São Paulo, Brasil, 1955) Daisy (detalhe) 1922; Décio Villares (Rio de Janeiro, Brasil, 1851 – 1931) Retrato (detalhe) 1890; Emiliano Di Cavalcanti (Rio de Janeiro, Brasil, 1897 – 1976) Cinco Moças de Guaratinguetá (detalhe)1930; Flávio de Carvalho (Barra Mansa, Brasil, 1899 – Valinhos, Brasil, 1973) Retrato (detalhe) 1938; Antônio Gomide (Itapetininga, Brasil, 1895 – Ubatuba, Brasil, 1967) Retrato de Vera Azevedo; Cândido Portinari (Brodowski, Brasil, 1903 – Rio de Janeiro, Brasil, 1962) Retirantes (detalhe) 1944; Anita Malfatti (São Paulo, Brasil, 1889 – 1964) A estudante (detalhe) 1918; Ismael Nery (Rio de Janeiro, Brasil, 1900 – 1934) Duas Mulheres (detalhe) 1925; Vicente do Rego Monteiro (Recife, Brasil, 1899 – 1970) Mulher Sentada (detalhe) 1928; Alfredo Volpi (Luca, Itália, 1896 – São Paulo, Brasil, 1988) Nu deitado (detalhe) 1945; Tarsila do Amaral (Capivari, Brasil, 1986 – São Paulo, Brasil, 1973); Regina Gomide Graz (Itapetininga, Brasil, 1897 – São Paulo, Brasil, 1973) Tapeçaria (detalhe) 1925; Artur Timotheo da Costa (Rio de Janeiro, Brasil, 1882 – 1922) A dama de verde (detalhe) 1908; Eliseu Visconti (Giffoni Valle Piana, Itália, 1866 – Rio de Janeiro, Brasil, 1944) Nu (detalhe) 1895; Ferrignac (Rio Claro, Brasil, 1892 – São Paulo, Brasil, 1958) Retrato (detalhe) 1921 – Ferrignac era o pseudônimo de Inácio da Costa Ferreira, advogado que se tornou conhecido por seus desenhos e caricaturas. 

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