Material disponibilizado pela Revista Nova Escola, de autoria de Carol Firmino, para alunos de todas as etapas de ensino, na área de Jornalismo. Explica que “a crise climática, que se manifesta por meio de eventos extremos, como enchentes, secas e variações drásticas de temperatura, é um dos maiores desafios do século XXI. Diante desse cenário, é urgente que as escolas abordem as mudanças climáticas e promovam ações sustentáveis em seu currículo”. “ A Lei 14.926/2024, estabelece que, a partir de 2025, as instituições de ensino reforcem obrigatoriamente as abordagens sobre mudanças climáticas e proteção da biodiversidade. Traz os seguintes tópicos: Atualização do projeto pedagógico e currículo (inclusão da Educação climática deve vir acompanhada de algumas preocupações, como não reduzir esse termo nem fazer disso só mais uma tarefa para os professores); Compromisso institucional ( a sustentabilidade se torna um eixo estruturante da prática pedagógica, influenciando a cultura escolar, os projetos interdisciplinares e as políticas institucionais); Conexão com a realidade local e formação de professores (como enfocar o racismo ambiental e outros problemas do dia a dia); Como integrar a sustentabilidade na escola; Exemplos de ações sustentáveis.