Material disponibilizado pelo site Instituto Claro, de autoria de Leonardo Valle, na área de História, para alunos do 8o. e 9o. ano do Ensino Fundamental II. Explica que “ a primeira fase, do século XVIII ao início do XIX, foi marcada pelo uso de máquinas a vapor e a mecanização da produção, enquanto a segunda, do final do século XIX ao início do XX, trouxe eletricidade, petróleo e avanços nas comunicações e nos transportes. A terceira fase, na segunda metade do século XX, foi caracterizada pela automação, a informática e a globalização. Atualmente, estaríamos na quarta fase, centrada na inteligência artificial, big data e tecnologias digitais avançadas; também é chamada de ‘uberização’, com a perda de direitos trabalhistas e os trabalhadores precisando se responsabilizar por toda a produção; também extingue o trabalhador e mantém o serviço”. Sugere os filmes: Germinal (1993 – baseado no livro de Émile Zola); Tempos Modernos (1936 – comédia de Charles Chaplin); Indústria Americana (2019 – documentário conta a história de uma empresa chinesa que compra uma fábrica nos Estados Unidos após a crise americana.); Fasinpat (2004 – documentário argentino é uma abreviação, em espanhol, de Fábrica Sem Patrões); Mauá – O imperador e o rei (1999 – filme retrata a infância, ascensão e queda de Irineu Evangelista de Sousa (1813–1889), empreendedor conhecido como Barão de Mauá); Daens, um grito de justiça (1992 – década de 1890, o padre Adolf Daens visita uma cidade têxtil na Bélgica, onde trabalhadores enfrentam péssimas condições).