Frida Kahlo na escola: artista pode ser abordada em artes, sociologia, história e geografia

Planos de aula disponibilizados pelo Instituto Claro de autoria de Leonardo Valle, que traz a vida e obras da pintora mexicana surrealista que trabalhou com temas que possibilitam a discussão com temas como gênero, raça, decolonialidade e identidade, para alunos do Ensino Fundamental II e Médio. Os temas tratados são a cultura popular do México, nas raízes indígenas e nas suas vivências como mulher e pessoa com deficiência (PcD). Traz os tópicos: Autorretratos nas aulas de artes (com sugestões para as séries iniciais : iniciar pela contação de história com o livro “Frida Kahlo” da coleção “Antiprincesas”, de Nadia Pink e Pitú Saá; apresentação da obra “Viva la Vida”.“O quadro retrata uma natureza morta com pedaços de melancia cortados e, surpreendentemente, é um autorretrato.  Para alunos dos anos finais do fundamental e do ensino médio, existe a recomendação de trabalhar a tela “As Duas Fridas” , onde a artista se retrata como pessoas em estados emocionais diferentes); Sociologia pode discutir desigualdades (com seis planos de aula). Apresenta a análise de seis telas: “As duas mulheres”;  “Meus avós, meus pais e eu”;  “Minha mãe e eu”; “Autorretrato na fronteira México e Estados Unidos”; ) “Aí penduro o meu vestido”; “Autorretrato com cabelo cortado”; “Viva la vida”. Traz os tópicos Revolução mexicana e crises migratórias. 

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