Guernica: interligando saberes para uma visão transdisciplinar

Plano de aula disponibilizado pelo site Protagonismo Digital de autoria de Elisângela Tavares Dias, para alunos dos anos finais do Fundamental, nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Artes. Tem como objetivos compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas de guerra, arte, abstracionismo, sociedade, direitos e deveres, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva; analisar, compreender e explicar as questões advindas de um pós guerra, dos direitos e deveres sociais, das artes plásticas e seu exercício crítico de refletir a sociedade, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências Humanas e das Linguagens; avaliar as implicações políticas, socioambientais e culturais das situações que envolvam problemáticas como guerra, pós guerra e propor alternativas ao mundo contemporâneo, e do trabalho, que busquem soluções para as dificuldades advindas de conflitos sociais; construir argumentos com base no material apresentado, pesquisas, etc., que garantam a defesa de ideias e pontos de vista que promovam a consciência crítica e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de opiniões, sem preconceitos de qualquer natureza, e propondo possíveis soluções a quadros já instalados de conflitos

ph-img-destacada