Plano de aula disponibilizado pelo site da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Escola do Legislativo e Memória Política, nas áreas de História e Sociologia, para alunos do Ensino Médio. Traz como justificativa da “ Guerra Civil Camponesa do Brasil, a Guerra do Contestado, o contexto histórico-social e os altos índices de miséria da região onde ela ocorreu; questões de disputa de limites territoriais entre Brasil e Argentina e também nos estados do Paraná e Santa Catarina; o tropeirismo; a construção da ferrovia e as concessões de terras – geradoras de grande instabilidade política – feitas pelo Governo Federal para empresas multinacionais colonizadoras e extrativistas (dada a riqueza da região em erva-mate e madeira); os caboclos do Contestado e a discussão do seu papel de resistência e alternativa ao capitalismo instaurado na região na época, como também o impacto da forte religiosidade deste grupo”. Tem por objetivos “refletir sobre as causas da Guerra do Contestado, pensando nos aspectos sociais, políticos e religiosos, assim como em seus desdobramentos; compreender o contexto em que se encaixa (desde a distribuição de terras da Colônia) a luta pela posse de terra na região – pois a concentração fundiária e o poder nas mãos dos coronéis da Guarda Nacional e da força da polícia, exército e empresas multinacionais dominavam o cenário da época; interpretar o papel da força religiosa nos movimentos sertanejos; problematizar o conceito de messianismo e profetismo popular.”.