Material disponibilizado pela Universidade de São Paulo, Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes, Curso de Especialização “Arte na Educação: Teoria e Prática” , de autoria de Marcelo Corezzato. “O trabalho expõe alguns procedimentos para a utilização da canção como fonte histórica através de exemplos práticos. O objetivo desse trabalho é incentivar professores a desenvolverem o emprego da linguagem musical em suas aulas, considerando as características inerentes à fonte musical dentro de seu contexto de criação e exposição, assim como a cultura musical dos alunos e suas capacidades cognitivas, para produzir conhecimento histórico através da análise de músicas elaboradas em diferentes tempos e espaços”. Traz os seguintes tópicos: Por que música na aula de História? OU Que História é essa, Profe? Música para quê? Equívocos comuns OU “Aff Profe, Isso Lá é Música? Odiei!; Pensando nas Possibilidades OU Aperta o Play DJ; Antes de começar; Trabalhando canções de épocas distintas; Trabalhando canções com mesmo tema; Um exemplo de análise (trabalhando parâmetros verbo-poético e musical).