Material disponibilizado pela Revista Nova Escola, de autoria de Rachel Bonino, para alunos dos anos finais do Fundamental II, na área de Jornalismo. “Por muito tempo, os exemplos usados para compreender o alcance dos impactos ambientais eram distantes do cotidiano da maioria dos habitantes do planeta, como o derretimento das geleiras nos polos ou a extinção de ursos polares. A Pesquisa do UnicefF-Gallup, realizada com jovens entre 15 e 24 anos de 55 países, divulgada durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023 (COP 23), apontou que apesar de 85% afirmarem já ter ouvido falar de mudanças climáticas, só metade deles acertou a definição do termo de acordo com a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC). Traz os seguintes tópicos: Compreender, refletir e questionar; Revisando conceitos; Alunos no centro da ação; Discussões em construção (cofundadora e diretora da Reconectta e do Movimento Escolas pelo Clima, Lívia Ribeiro diz que tem percebido uma movimentação recente, no pós-pandemia, de escolas, professores e estudantes em direção a uma discussão um pouco mais profunda sobre educação ambiental); Alterações climáticas e BNCC (perspectiva interdisciplinar, reunindo Ciências, Geografia e Matemática); Realidades regionais (Ana Paula Teixeira de Mello, professora de Geografia da rede municipal de Niterói, RJ, escreveu um plano de aula para o 6º ano sobre enchentes); Racismo e justiça ambiental (entender o conceito de racismo ambiental ajuda a esclarecer como alguns grupos sociais são alvos mais frágeis dos desastres naturais e de violações de direitos que têm a ver com o ambiente que ocupam; Instituto de Referência Negra Peregum trabalha neste sentido); Repensar o mundo; 4 sugestões para aprofundamento da temática.