Plano de aula: Brincando com parlendas
Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola, de autoria de Cláudia Novaes Lima, para alunos do 1o. ano do Ensino Fundamental I, na área de Língua Portuguesa. Traz como objetivo “ler e copiar parlendas conhecidas, depois da realização do jogo do quebra-cabeça das parlendas”.
Plano de aula: Alfabetizando com parlenda
Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola, de autoria de Cláudia Novaes Lima, para alunos do 1o. ano do Ensino Fundamental I, na área de Língua Portuguesa. Traz como objetivo “estabelecer relações entre a oralização e o texto escrito, utilizando os conhecimentos sobre o texto e de sua correspondência na escrita para completar o […]
Plano de aula: Trabalhando com parlendas
Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola, de autoria de Cláudia Novaes Lima, para alunos do 1o. ano do Ensino Fundamental I, na área de Língua Portuguesa. Traz como objetivos “recitar parlendas junto com o(a) professor(a) com ênfase e ritmo (fluência leitora), favorecendo a memorização que possibilita a realização de leitura de ajuste e […]
Plano de aula: Formação de pares entre imagem e letra inicial por meio de jogo da memória
Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola, de autoria de Luciane Rolim de Moura Vilain, para alunos do 1o. ano do Ensino Fundamental I, na área de Língua Portuguesa. Traz como objetivo “identificar o fonema (som) inicial de palavras, com base nas imagens, associando o fonema com a imagem”.
Plano de aula: Identificação de letras iniciais das palavras com base em imagens e na pauta sonora
Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola, de autoria de Luciane Rolim de Moura Vilain, para alunos do 1o. ano do Ensino Fundamental I, na área de Língua Portuguesa. Traz como meta a construção do sistema alfabético, e como objetivos “associar o nome dos produtos às respectivas imagens; identificar a letra inicial de cada […]
Plano de aula: Letras iniciais das palavras de uma lista de compras
Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola, de autoria de Luciane Rolim de Moura Vilain, para alunos do 1o. ano do Ensino Fundamental I, na área de Língua Portuguesa. Traz como objetivos “identificar e comparar fonemas (sons) iniciais nas palavras da lista de compras”. Serão trabalhadas palavras iniciadas de A a Z.
Tecnologias educacionais: o que são e como usá-las na prática?
Material disponibilizado pela Revista Nova Escola, de autoria de Dimitria Coutinho, na área de Jornalismo, para alunos de todas as etapas de ensino.A proposta é a de “levar ferramentas digitais para a sala de aula. Com o apoio da tecnologia, os professores conseguem manter os estudantes mais engajados, além de fomentar a criatividade e garantir […]
BNCC Computação: conheça o documento que orienta como levar tecnologia à sala de aula
Material disponibilizado pela Revista Nova Escola, de autoria de Dimitria Coutinho, na área de Jornalismo, para alunos de todas as etapas de ensino. Traz o “complemento à Base que garante direitos de aprendizagem relacionados ao uso crítico de ferramentas digitais (BNCC Computação)”. Explica que 21% das escolas da redes municipais de ensino ainda não ofertam […]
Proibição de celulares: como lidar com a hiperconectividade dos alunos?
Material disponibilizado pela Revista Nova Escola, de autoria de Carol Firmino, para alunos de todas as etapas de ensino. Trata da dificuldade de concentração e aumento da ansiedade dos alunos e alguns dos demais impactos; e do governo que sancionou lei que barra aparelhos nas escolas. Traz os seguintes tópicos: O desafio de engajar os […]