Operação Condor e o sequestro dos uruguaios em Porto Alegre

Plano de aula disponibilizado no site das Olimpíadas de História, de autoria de Nilce Stelter Passos, para alunos do 3o. ano do Ensino Médio, na área de História. Tem como tema “conhecer o que foi a Operação Condor e a internacionalização do Terrorismo de Estado durante ditaduras civis-militares nos países do Cone Sul. Pretende-se estudar […]

O conceito de revolução e a formação das nações latino americanas

Plano de aula disponibilizado no site das Olimpíadas de História, de autoria de Claudia Castro de Oliveira Gomes, para alunos do Ensino Médio, na área de História.Traz como objetivos “compreender melhor os processos de independência de país latino americanos e problematizar o conceito de revolução no contexto do século XIX, na América Latina”. Sugere que […]

Os Laços entre as Ditaduras na América Latina – A Operação Condor

Plano de aula disponibilizado no site das Olimpíadas de História, de autoria de Cleiton Melo Jones, para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II, na área de História. Tem como meta apresentar os “laços que uniam os governos ditatoriais do Cone Sul, e como a repressão aos opositores desses regimes eram articuladas através de […]

Os Grandes Festivais Estão de Volta!

Plano de aula, com organização interdisciplinar de um Festival da Canção, disponibilizado pelo site da Olimpíada de História, de autoria de José Gerardo Bastos da Costa Júnior, na  área de Arte- Educação (Artes e Música), para alunos do 3o. ano do Ensino Médio. Tem como objetivos “compreender os contextos históricos e culturais dos festivais da […]

Plano de aula: A formação do Estado-nação brasileiro

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola, de autoria de Jéssica da Silva Rodrigues Cecim, para alunos do 7o. ano do Ensino Fundamental II, na área de Geografia. Traz como objetivo conhecer “as relações entre o território e o Estado-nação”. Sugere que se trabalhe os conceitos “de governo, identidade e poder. O conceito de […]

Relembre a história da Transamazônica, a utópica rodovia na Amazônia

Material disponibilizado pelo Portal Amazônia, de autoria de Karina Pinheiro, na área de Geografia. A Rodovia Transamazônica, BR-230, surgiu durante a Ditadura Militar, criada em uma época do chamado o ano do ‘milagre brasileiro’. O objetivo da construção dessa rodovia era conectar o Nordeste ao Norte do País. Traz os seguintes tópicos: Interesse político e […]

BR 230: onde começa, termina, tamanho, mapa, cidades e história

Material disponibilizado pelo site Kartado, de autoria de Daiane Souza, na área de Geografia. Trata de uma das maiores rodovias do Brasil!, conhecida como Rodovia Transamazônica, no governo de Emílio Garrastazu Médici, com o objetivo de promover a integração e o desenvolvimento da Amazônia, ligando as regiões Nordeste e Norte do país. Infelizmente, boa parte […]

Projeto Transamazônica: Uma Ferida na Selva Intocada

Projeto disponibilizado pelo site da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de autoria de Maurício Neubson Medeiros Gonçalves, Rosiane Amorim de Castro, Marcos Sousa da Silva, da Universidade Federal do Pará, e Universidade Aberta do Brasil, nas áreas de Ciências Humanas, Geografia e Geografia Regional. “Projetada para ser uma “rodovia de integração nacional” […]

A Região da Transamazônica rumo à economia de baixo carbono: estratégias integradas para o desenvolvimento sustentável

Material disponibilizado pelo site do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), e a FVPP (Fundação Viver, Produzir e Preservar),  com apoio da Embaixada Britânica, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. A publicação é de autoria de Ana Paula Santos Souza, Ane Alencar, Erika Pinto, […]