Ciclo do ouro

Material disponibilizado pelo site Brasil Escola de autoria de Jair Messias Ferreira Junior (Pós-graduado em História pela Unicamp e professor da Educação Básica há mais de 20 anos).  Foi o período do Século XVIII onde prevaleceu a mineração nos Estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Traz os seguintes tópicos: “Resumo sobre o ciclo […]

Os lados da História

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola de autoria de Daniel Vieira Helene ( Selecionador do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10) para alunos dos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II na área de História. Traz como objetivos compreender a noção de que a História pode ser contada de diversas formas; analisar […]

Entradas, Bandeiras e Monções

Material disponibilizado pelo site SOS Professor Atividades de autoria de Beta Maximiano. Tem por meta explicar o que foram as Entradas, Bandeiras e Monções e suas importâncias para a conquista e ocupação do interior do Brasil. Traz as semelhanças e diferenças entre cada uma delas, assim como a influência no povoamento.

Entradas e Bandeiras – Bandeirantes expandiram limites do Brasil

Material disponibilizado pelo site da UOL de autoria de Renato Cancian. A povoação, o desbravamento e a colonização do Brasil deveu-se muito às Entradas (expedições oficiais organizadas pelo governo colonial) e as Bandeiras ( feitas por colonos). Traz os seguintes tópicos: Riquezas e escravos; São Vicente e São Paulo; O Colégio de Piratininga; Povoamento e […]

Plano de aula de História: Os Bandeirantes

Plano de aula disponibilizado pelo site Professor de História de autoria do Prof. Alexandre Elton com objetivos de reconhecer a importância que os colonizadores tiveram para a expansão do nosso território e descoberta de riquezas; identificar como ocorreram as entradas e bandeiras; compreender a classificação das expedições de acordo com a finalidade: bandeiras, caça ao […]

Entradas E Bandeiras

Plano de aula disponibilizado pelo Portal do Professor de autoria de Vânia Lúcia Lima de Mello para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 1o. e 2o. Ciclos, nas áreas de História, Língua Portuguesa e Estudo da Sociedade e da Natureza. Traz como objetivos conhecer a história das expedições que fizeram parte da […]

Pensando o mito bandeirante

Sequência didática disponibilizada pelo site Amazon Web Services para alunos do 7o. ano do Ensino Fundamental II na área de História com o questionamento aos bandeirantes: com suas expedições (Bandeiras) eram vilões ou heróis? Trabalha nas áreas de História, Geografia e Língua Portuguesa. Ressaltar a diferença entre as Entradas e as Bandeiras. 

Muro de Israel

Material disponibilizado pelo site Brasil Escola de autoria de Rodolfo Alves Pena, graduado em Geografia. O Muro de Israel ou Muro da Cisjordânia se envolveu em polêmicas desde o início de sua construção (em 2002), mas tem por objetivo a proteção contra os terroristas. Foi idealizado por Ariel Sharon, após da II Intifada, ofensiva palestina […]

Muro de Berlim e Muro de Israel: dois muros da segregação

Plano de aula disponibilizado pelo site UOL Canal Educador de autoria de Tales Pinto, Mestre em História. Os muros de Berlim e de Israel  ou Muro da Cisjordânia, têm por objetivo a segregação e a separação de populações.  O de Berlim esteve ligado à Guerra Fria, e o de Israel, à Questão Palestina (impedir a […]