Plano de aula: A Independência da Argentina: os grupos sociais envolvidos

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola, de autoria de João Paulo Pereira de Araújo, para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II, na área de História. Tem por objetivo “compreender a independência da Argentina com base nos grupos políticos e sociais envolvidos”. Sugere o trabalho sobre a Casa Rosada, em Buenos Aires, […]

Plano de aula: O protagonismo negro no processo de Independência do Haiti

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola, de autoria de João Paulo Pereira de Araújo, para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II, na área de História. Tem por objetivos “compreender a revolução dos escravizados (escravos) em São Domingo e seus múltiplos significados e desdobramentos: o caso do Haiti”. Sugere ressaltar  a liderança […]

Plano de aula: A Independência do México: os grupos sociais envolvidos

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola, de autoria de João Paulo Pereira de Araújo, para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II, na área de História. Tem por objetivo “identificar os grupos sociais envolvidos no processo de Independência do México”. Sugere um trabalho com a figura da bandeira do México, salientando “a […]

Artistas mexicanas do século XX: uma análise histórica de suas obras

Plano de aula disponibilizado pelo site Olimpíada de História, de autoria de Letícia de Carvalho Santos, para alunos do 9o. ano do Ensino Fundamental II, na área de Artes. Tem como meta conhecer os impactos da Revolução Mexicana nas artes. Os objetivos gerais são pesquisar sobre a trajetória (biografia) das artistas mexicanas previamente listadas, além […]

Artes Visuais 3 – Muralismo

Plano de aula em formato PowerPoint disponibilizado pelo site do Acervo da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, para alunos do 7o. ano do Ensino Fundamental II, na área de Artes. Tem como objetivos “conhecer, pesquisar e apreciar as modalidades do muralismo nas artes visuais tradicionais e contemporâneas em obras de artistas brasileiros […]

O primeiro escritor nomeado na história: Enheduanna (2334–2279 aC)

Material disponibilizado pelo site CBE International, de autoria de Susy Flory, na área de História. “Enheduanna  foi uma princesa e suma sacerdotisa da Mesopotâmia, filha de Sargão de Acádia, também conhecido como Sargão, o Grande. Ela viveu, adorou e escreveu há mais de 4,200 anos, muito antes de outros, como Hamurabi, o Faraó Tut ou […]

André Rosa (Plano de Aula: Realismo fantástico: o que está por trás destas histórias?)

Plano de aula disponibilizado pelo site Oceano de Letras, WordPress; para alunos do Ensino Médio, na área de Língua Portuguesa e Literatura. Tem por objetivos ajudar a entender o que é o realismo fantástico – também conhecido como realismo mágico ou maravilhoso; saber mais sobre as origens da literatura fantástica; perceber a constituição do realismo […]

Sequência Didática – O Fantástico na Literatura

Sequência didática (Plano de aula) disponibilizado pelo site Língua Dinâmica, de autoria de José Humberto dos S. Santana e Evando Marcos dos Santos. Esta sequência foi desenvolvida a partir do conto “As formigas”, de Lygia Fagundes Telles, tendo como conteúdo “Gêneros literários: fantástico, estranho e maravilhoso”, com o tema “Medo”, para alunos do 3o. ano […]