Plano de aula: Emitir opiniões
Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola, de autoria de Isabela Silveira Sued, para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II, na área de Língua Estrangeira (Inglês), com objetivo de “declarar a sua opinião”
Paráfrase
Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola, de autoria de Isabela Silveira Sued, para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II, na área de Língua Estrangeira (Inglês), com objetivos de “esclarecer informações e resumir ideias parafraseando”.
Plano de aula: Mal-entendidos
Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola, de autoria de Isabela Silveira Sued, para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II, na área de Língua Estrangeira (Inglês), com objetivo de “lidar com mal-entendidos orais”, no uso das habilidades orais.
7 principais artistas do renascimento e suas obras de destaque
Material disponibilizado pelo site Cultura Genial, de autoria de Laura Aidar, Arte-educadora, fotógrafa e artista visual. Explica a importância dos artistas renascentistas e os recursos utilizados: simetria, equilíbrio, perspectiva e a inspiração no ideal de beleza clássico da cultura greco-romana. São eles: Leonardo da Vinci (com sua obra, Mona Lisa, La Gioconda, originalmente); Michelangelo Buonarroti […]
Fases do Renascimento
Material disponibilizado pelo site Toda Matéria, de autoria da Equipe de Toda Matéria, na área de História. Explica que foram três momentos distintos: Trecento (século XIV); Quattrocento (século XV); Cinquecento (século XVI). Traz os seguintes tópicos: Trecento (“na pintura a tridimensionalidade marca essa ruptura com o estilo anterior: o estilo gótico. Os artistas mais proeminentes […]
Humanismo Renascentista
Material disponibilizado pelo site Toda Matéria, de autoria de Juliana Bezerra, professora de História, que explica que o humanismo renascentista foi um movimento filosófico e intelectual, que se desenvolveu no Renascimento, entre os séculos XV e XVI, focando, na Filosofia, o antropocentrismo, e no humanismo, a transição entre o trovadorismo e o classicismo. Traz os […]
Sequência Didática: Retextualizando Música e Narrativa
Sequência didática (plano de aula) disponibilizado pelo site da Editora Realize, de autoria de Kézia Barbosa de Queiroz; Eliana Cristina Silveira de Andrade, Maria de Fátima de Souza Aquino, da Universidade Federal da Paraíba, nas áreas de Artes e Língua Portuguesa, para alunos do 5o. ano do Ensino Fundamental I. Tem por objetivos “compreender o […]
Sequência didática: Trabalhando com música em sala de aula
Sequência didática (plano de aula) disponibilizado pelo site Robélia Aragão WordPress, de autoria de Robélia Aragão, na área de Artes e Língua Portuguesa. Tem por objetivos aproximar os alunos de vários gêneros musicais mediante orientações pedagógicas; desenvolver no aluno a sensibilidade para a identificação do som e suas variantes, o ritmo e a linguagem; desenvolver o […]
Trabalho com o gênero Textual “Música”: Sequência Didática na Exploração do Tema
Artigo e sequência didática (plano de aula), disponibilizado pelo site de Educação do Governo do Paraná, de autoria de Elizabet Padilha MALANSKI e Terezinha da Conceição COSTA-HÜBES, nas áreas de Língua Portuguesa e Artes, para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II. Tem por objetivo “analisar, pelo viés do sociointeracionismo e do interacionismo sociodiscursivo, […]