Conectando Boas Práticas 2023: conheça os vencedores

Reportagem da Revista Nova Escola na área de Jornalismo, para alunos de todas as etapas de ensino, autoria de Júlia Goulart. Quinze professores tiveram suas práticas de ensino voltadas à recomposição de aprendizagem reconhecidas pela iniciativa. 

10 brincadeiras africanas e indígenas para explorar na escola

Reportagem da Revista Nova Escola na área de Jornalismo, para alunos de todas as etapas de ensino, autoria de Rachel Bonino e Larissa Darc. “Mãe galinha” e “Mancala”: conheça essas e outras dinâmicas para pôr em cena a diversidade cultural e fortalecer as relações étnico-raciais.

Etnomatemática para valorizar culturas e diversificar as aulas

Reportagem da Revista Nova Escola na área de Jornalismo, para alunos de todas as etapas de ensino, autoria de Tatiane Calixto.  Explorar essa perspectiva pode garantir aulas mais ricas, criativas, contribuindo para o engajamento da turma e para um currículo decolonial. 

Estudar em casa: aprenda a utilizar as orações intercaladas na redação do Enem

Roteiro de estudos disponibilizado pelo Instituto Claro, de autoria de Daniela Leite Nunes, para alunos do Ensino Médio na área de Língua Portuguesa, com objetivos de entender como se preparar para a redação do Enem; compreender as competências avaliadas; e aprender estratégias para revisar e corrigir sua redação. Traz como conteúdos entender como é corrigida […]

Estudar em casa: genética, heredogramas e probabilidades

Roteiro de estudos disponibilizado pelo Instituto Claro de autoria de Nathalie Lousan, para alunos do Ensino Médio na área de Biologia, com objetivos de conhecer os símbolos utilizados nos heredogramas; interpretar heredogramas; e calcular a probabilidade de determinada característica ou condição genética acontecer. Traz conteúdos relativos ao Heredograma (genealogias); probabilidade aplicada à genética; Regra do […]

Estudar em casa: genética, cromossomos X, Y e as mitocôndrias

Roteiro de estudos disponibilizado pelo Instituto Claro de autoria de Nathalie Lousan, para alunos do Ensino Médio na área de Biologia, com objetivos de diferenciar os cromossomos X e Y; compreender o padrão de herança genética relacionado à região não homóloga do cromossomo Y; compreender o padrão de herança genética relacionado à região não homóloga […]

Estudar em casa: segunda Lei de Mendel e o princípio da segregação independente

Roteiro de estudos disponibilizado pelo Instituto Claro de autoria de Nathalie Lousan, para alunos do Ensino Médio na área de Biologia, com objetivos de relacionar os experimentos de Mendel com o princípio da segregação independente; compreender a influência da segregação independente dos genes, nas proporções do genótipo e fenótipo dos descendentes; relacionar a meiose com […]

Lendas indígenas: do guaraná, do Sol e da Lua e da mandioca

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II nas áreas de Artes e Língua Portuguesa, de autoria de Letícia Baroni Gallo, com objetivos de conhecer um pouco mais a cultura e as lendas indígenas; desenvolver habilidade de leitura; incentivar e estimular a criatividade por meio da arte; e ampliar a […]