Plano de aula: Asking clarifying questions

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola, de autoria de Valdelena Maria Nojosa Nobre Rodriguez, para alunos do 6o. ano do Ensino Fundamental II, na área de Língua Estrangeira (Inglês), com objetivos de conhecer as expressões populares usadas nas redes sociais, mensagens de texto (text messaging), além de senhas para a proteção de contas […]

Plano de aula: Movie Theater Concession Stand

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola, de autoria de Valdelena Maria Nojosa Nobre Rodriguez, para alunos do 6o. ano do Ensino Fundamental II, na área de Língua Estrangeira (Inglês), com objetivo de conhecer os nomes de alguns lanches (snacks), que se compra antes das sessões de cinema.

Plano de aula: Língua e cultura em história de amor

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola, de autoria de Nathália Gasparini, na área de Língua Estrangeira (Inglês), para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II, com objetivos de ler um diálogo, em que duas pessoas contam uma história de amor; e fazer inferências sobre a opinião do orador.

Plano de aula: Língua e cultura em poesia

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola, de autoria de Nathália Gasparini, na área de Língua Estrangeira (Inglês), para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II, com objetivos de “ler um poema a partir de palavras-chave para apreender sentimentos implícitos. Ressaltar o uso das palavras keywords e feelings. 

Plano de aula: Língua e cultura em diálogo

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola, de autoria de Nathália Gasparini, na área de Língua Estrangeira (Inglês), para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II, com objetivos de ler um diálogo sobre um mal-entendido e fazer inferências sobre aspectos que não estão explícitos no texto. Sugere que se trabalhe com a festa […]

Plano de aula: Língua e cultura em romance

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola, de autoria de Nathália Gasparini, na área de Língua Estrangeira (Inglês), para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II, com objetivos de ler um texto literário e discutir diferenças culturais  e de comportamento entre pessoas falantes na língua inglesa. 

Ikebana – Arte do Arranjo Floral

Material disponibilizado pelo site da Embaixada do Japão no Brasil, na área de Cultura e História. Traz as Características; Desenvolvimento Clássico (arranjo clássico; arranjo naturalista; moribana); Principais Fundamentos do Arranjo. 

Mosteiros do Tibete, templos de Buda

Material disponibilizado pelo site Alma de Viajante, na área de História, de autoria de Filipe Morato Gomes, blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e fundador da ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses. Trata dos diversos mosteiros do Tibete, que têm “ crenças animistas, com a antiga religião Bon e com o budismo, […]

Questão Tibetana

Material disponibilizado pelo site Mundo Educação, de autoria de Rainer Gonçalves Sousa, Mestre em História. Explica que a região do Tibet (ou Tibete) sofre uma conjuntura sócio-política, devido à ocupação da China nos seus territórios. Historicamente falando, “no período de expansão do império mongol (Mongólia), as tropas da dinastia Kahn realizaram a ocupação dos territórios chinês […]