Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola, de autoria de Patrícia Casco, na área de Educação Física, para alunos do 5o. ano do Ensino Fundamental I, com objetivos de experimentar atividades rítmicas, expressivas e gestuais das danças brasileiras de matriz africana; fruir as músicas das danças, individual e coletivamente; recriar danças populares de matriz africana; identificar os elementos constitutivos das danças de matriz africana; utilizar movimentos nos planos alto, médio e baixo presentes nas danças brasileiras de matriz africana; experimentar os elementos tempo, força, fluência e espaço, presentes nas danças brasileiras de matriz africana; reconhecer as diferenças entre os seus movimentos e os movimentos dos colegas; discutir sobre a importância do respeito às diversidades étnicas. Traz uma série de vídeos sobre a dança Maculelê. Sugere que se trabalhe “os “bate pau”, danças com bastões, que segundo o pesquisador Edison Carneiro (1957), eram anteriores ao maculelê, existindo também em danças como a congada e o moçambique, nas regiões de Minas Gerais e São Paulo. Alcança as comunidades indígenas, particularmente os Terena, na região de Mato Grosso e São Paulo. Também está presente no Espírito Santo.