Veja como trabalhar sons e rimas em poemas e canções com o 2º ano do EF

Sequências didáticas (planos de aula) disponibilizados pela Revista Nova Escola, para alunos do 2o ano do Ensino Fundamental I, na área de Língua Portuguesa.  Estas sequências são compostas de três atividades. A primeira são as “Rimas na composição de textos”; tem por objetivo “reconhecer a composição de uma cantiga e os fonemas utilizados para dar efeito sonoro nas aliterações presentes no texto”; pode-se usar a versão musicada de “O Pato”. A seguinte, são os “Sons na composição de cantigas”, que tem por objetivo “exercitar, usando um texto lacunado, a composição de uma cantiga e reconhecer os fonemas utilizados para dar efeito sonoro às aliterações presentes nela”. A sugestão é a canção “Corre cutia”. A última proposta são os “Sons na composição de canções”, com objetivo de “organizar uma cantiga, observando em sua composição os fonemas utilizados para dar o efeito sonoro das aliterações presentes” com o uso da parlenda “O macaco foi à feira”.