Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

A importância da Separação dos resíduos

A quantidade de lixo produzido por nós, seres humanos, já é um problema mundial que necessita de muita atenção, pois afeta diretamente a vida de todos os seres vivos deste planeta e suas futuras gerações.

Entre os principais desafios que temos, estão os materiais que demoram centenas de anos para se decompor e também a extração de novos materiais da natureza, que além de gerar impactos, mexendo com todo o ecossistema local, geram processos mais caros e demorados, pois são materiais difíceis de extrair.

A reciclagem entra nesse cenário como uma válvula de escape, uma solução que resolve os dois problemas, ajudando a criar uma sociedade mais sustentável, sem prejudicar o planeta, economizando recursos e dinheiro! Veja abaixo mais alguns benefícios que somente a reciclagem pode proporcionar:

– Redução no gasto de energia;

– Redução dos gases de efeito estufa;

– Preservação de fontes de matéria-prima;

– Diminuição do gasto com aterros sanitários;

– Geração de emprego.

Quais materiais podem ser reciclados? 

Plásticos: sacolas, brinquedos, tubos e canos, garrafas de suco e refrigerante, etc;

Alumínio: Latas de alimentos em conserva, de cerveja e refrigerantes,entre outros;

Papel e papelão: Cadernos, caixas, embalagens, agendas,etc;

Vidro: Copos, embalagens, entre outros;

Todos os produtos acima devem ser separados do lixo comum e em alguns casos devem ser lavados para a remover restos de produtos.

Mas e o lixo eletrônico?

Com o passar dos anos, o lixo eletrônico vem crescendo cada vez mais e atualmente, o Brasil é um dos países que mais produz  esse tipo de lixo, ocupando a 7º posição no ranking mundial, ficando atrás apenas da China, Estados Unidos, Japão, Índia, Alemanha e Reino Unido, respectivamente. Estima-se que cada brasileiro produz em média, por ano, entre 7 a 10 kg de lixo eletrônico.

Segundo um relatório da ONU, o peso do e-lixo produzido anualmente equivale a TODAS as aeronaves comerciais já produzidas. E no futuro isso tende a piorar.
Estima-se que iremos produzir 52 milhões de toneladas anuais de e-lixo em 2021 e até 2050, nas previsões mais pessimistas, esse número vai para 120 milhões de toneladas anuais, conforme um estudo da da Universidade das Nações Unidas em Viena.

E diferente do vidro, papel, plástico e metal, o lixo eletrônico necessita de um cuidado especial na hora do descarte. Isso porque, por possuírem metais pesados, eles podem causar sérios danos à saúde e também acidificar rios, a fauna e a flora.

Cobre, prata, ferro e até mesmo ouro podem ser encontrados dentro do lixo eletrônico, por conta disso, sempre que você for descartar algum material eletrônico, verifique se tem algum posto de coleta próximo a você, ou entre em contato conosco. Após o descarte correto, todos esses materiais irão ser reutilizados para a criação de novos produtos e alguns serão tratados.

Gostaríamos de finalizar reforçando a mensagem de que a reciclagem pode e deve ser feita tanto por empresas quanto por pessoas físicas, já que todos temos responsabilidade sobre o que vem acontecendo com o nosso planeta. Então já sabe né? Faça a sua parte, a Coopermiti está aqui para lhe ajudar.