Áudio

APARELHO DE SOM AIKO DT 3000

Empresa: Aiko (Aiwa)
Ano: Década de 50 (?)

Aiwa
Aiwa foi uma empresa japonesa de eletrônica fundada em 1951.
História
Conhecida e de confiança por parte dos clientes em todo o mundo, a marca Aiwa é uma poderosa ferramenta de marketing competitivo. Isto é crucial dado que os produtos Aiwa de competir na faixa de preço padrão, onde a maioria dos produtos é vendida.

História da Companhia
Aiwa Co., Ltd. é um fabricante líder de produtos de áudio, incluindo aparelhos de som fone de ouvido, sistemas Minicomponent estéreo, aparelhos de som portáteis, leitores de minidisc, aparelhos de CD e cassete, e sistemas de som do carro. Quase 86 por cento do faturamento da empresa são derivados de tais produtos de áudio. A empresa também fabrica e vende produtos visuais, tais como videocassetes, televisores a cores, aparelhos de DVD, e sintonizadores de televisão digital via satélite, este setor representa cerca de 12 por cento das vendas. Na categoria “outros” responsáveis pelo restante das vendas, Aiwa está envolvido na produção de dispositivos periféricos de computadores, tais como modems, adaptadores de terminal, e alto-falantes, e de termos o que a empresa “a vida produtos de cortesia”, como purificadores de ar e umidificadores. Aiwa fabrica mais de 89 por cento de sua produção fora do Japão, com uma forte ênfase no baixo custo Nações do Sudeste Asiático de Cingapura, Malásia e Indonésia. A empresa também está fortemente dependente de vendas no exterior, com mais de 80 por cento do total das receitas geradas fora do Japão, com 43 por cento na América do Norte e do Sul, 25 por cento na Europa, e 13 por cento nas áreas da Ásia fora do Japão e em outras regiões. Embora oficialmente uma empresa afiliada da gigante dos eletrônicos Sony Corporation, que detém 50,6 por cento da empresa, Aiwa orgulha-se sobre o seu funcionamento independente e concorre diretamente com a Sony em várias categorias de produtos.

História Antiga
Aiwa tem início um tanto obscuro. A empresa foi fundada em junho de 1951 como Denki Sangyo AIKO Co., Ltd., fabricante de microfones. Em junho de 1958 as ações da empresa foram registradas para over-the-counter comércio. Ele mudou seu nome para Aiwa Co., Ltd. em outubro de 1959. No ano seguinte, viu a abertura de uma fábrica em Utsunomiya, uma cidade situada cerca de 60 quilômetros ao norte de Tóquio. Seu estoque foi listado na segunda seção da Bolsa de Tóquio em outubro de 1961.
Um desenvolvimento fundamental aconteceu em fevereiro de 1964, quando Aiwa introduziu o primeiro gravador cassete japonês, o TP-707. Gravadores de cassetes, leitores, decks e tornou-se área de produtos da empresa principal, e permaneceu assim através dos anos 1970. Em fevereiro de 1967 Aiwa estabeleceu outra fábrica em Iwate. Dois anos mais tarde Sony Corporation comprou uma participação majoritária na Aiwa, que se tornou uma empresa afiliada da Sony. Aiwa, no entanto, continuou a operar de forma bastante independente.
Durante a década de 1970 Aiwa fez uma investida agressiva para o exterior. No final de 1970 a empresa formou uma joint venture em Hong Kong chamado Aiwa / Dransfield & Co., Ltd. O Oriente Médio foi identificado como uma arena fundamental para o crescimento das exportações, e Aiwa, em 1973, estabeleceu uma joint venture no Líbano chamada Vendas & Aiwa Service Co. Momento da empresa foi propício, como a crise do petróleo que começou logo tornou o mercado um Oriente Médio mais atraente por causa do início da recessão na Europa e América do Norte. Em meados da década Aiwa reivindicou uma participação aproximada de 30 por cento da média do mercado gravador Oriente. Aiwa também fez uma jogada cedo em produção no exterior, com o estabelecimento de uma fábrica em Cingapura em 1974. No ano seguinte, abriu a Aiwa Utsunomiya Fábrica do Norte (a fábrica Utsunomiya outros se tornou conhecido como a Fábrica do Sul) e seu estoque foi listado na primeira seção da bolsa de Tóquio.

Aparelho de som
Aparelhos de som podem ser definidos como qualquer aparelho eletroacústico que faça gravação ou reprodução de áudio, principalmente de musical.
O advento da tecnologia e principalmente da eletrônica permitiu o desenvolvimento de armazenamento de áudio e dos aparelhos de som. Desde seus primórdios, com a invenção do fonógrafo, essa reprodução eletrônica do áudio evoluiu até atingir seu auge na alta fidelidade, que faz uso da estereofonia.
A audiofilia procura melhorar o máximo possível esses aparelhos e a reprodução da música.
Componentes
Um aparelho de som é tipicamente composto por fontes de áudio, um amplificador, caixas acústicas e cabos. Estes componentes podem estar agrupados todos juntos como nos mini-systems e micro-systems atuais, ou podem estar separados e interconectados.
Fontes de áudio
As fontes de áudio são os responsáveis por ler as informações da mídia e converter em sinal analógico. Nesta categoria estão os leitores de CD, toca-discos, deck de fitas-cassete e até o radiorreceptor AM/FM, entre outros.
Mesmo as fontes de áudio podem ser vendidas em componentes separados, como nos CD-players em que um sistema é o leitor mecânico e óptico da mídia e outro sistema é o conversor digital-analógico do sinal.
Amplificadores
Os amplificadores são responsáveis por aumentar a amplitude do sinal analógico, idealmente sem nenhuma modificação na forma do sinal (distorção) e sem inserir ruídos. Existe a opção de se comprar o amplificador em sistemas separados (pré-amplificador e amplificador de potência), daí o amplificador que contém os dois ser chamado de amplificador integrado. Podem incluir também processadores digitais de sinal (DSP em inglês) no caso de receivers 5.1 ou 7.1.
O pré-amplificador é o responsável por controlar o quanto o sinal vai ser amplificado pelo amplificador de potência, sendo o último responsável pela amplificação bruta do sinal (grave). Os pré-amplificadores podem ter circuitos com transistores de estado sólido ou com válvulas eletrônicas.
Caixas acústicas
As caixas acústicas são os elementos que transformarão a energia do sinal elétrico em som. Podem vir aos pares em caso de sistemas estereofônicos (stereo em inglês) ou em 5.1/7.1, onde cinco ou sete caixas são usadas para os médios e agudos e 1 subwoofer se encarrega dos graves. Fones de ouvido também são uma opção.
Cabos
Os cabos podem ser tanto para ligar o amplificador às caixas como também para interligar os componentes como leitor de CD, pré-amplificador e amplificador de potência. Para o som de alta fidelidade são usados cabos de baixíssima capacitância e indutância, de modo que o sinal não seja alterado pelas características elétricas do cabeamento.

Vintage
Toca-discos, um exemplo de aparelho de som de alta fidelidade
Os aparelhos de som antigos de alta fidelidade são considerados vintage pela raridade (toca-discos LP ou vinil) e por não mais serem fabricados (como os gravadores de rolo), sendo muitas vezes a qualidade sonora melhor do que os aparelhos convencionais atuais, dentre outros motivos.
Exemplos de vintage fabricados no Brasil são o conjunto “Esotech” e “System One” da Gradiente e o conjunto “5000” da Polyvox, sendo superior a todas as outras linhas fabricadas anteriormente. Os três sistemas têm aficionados até os dias atuais, e trazem debates até hoje sobre qual deles foi o melhor. Exemplos de algumas marcas internacionais que fabricaram muitos aparelhos que atualmente são considerados vintage são Sansui,Marantz, Akai e Pioneer, dentre outras.

https://www.google.com.br/search?q=APARELHO+DE+SOM++AIKO+DT+3000&rlz=1C1AVNG_enBR695BR695&biw=1920&bih=911&tbm=isch&imgil=NZH48g6qp8BlCM%253A%253BanjXqm5sqU578M%253Bhttps%25253A%25252F%25252Fmegaarquivo.com%25252F2012%25252F10%25252F02%25252F6843-museu-do-som-o-micro-system-da-aiko%25252F&source=iu&pf=m&fir=NZH48g6qp8BlCM%253A%252CanjXqm5sqU578M%252C_&usg=__knRAiUmARvei-wWXrfdq3-7dHQ0%3D&ved=0ahUKEwiboI2A8InPAhVFfZAKHRmgAEUQyjcIQw&ei=k6XWV9uKNMX6wQSZwIKoBA#imgrc=TftzCpocqLoNVM%3A
https://pt.wikipedia.org/wiki/Aparelho_de_som
https://www.google.com.br/search?q=APARELHO+DE+SOM++AIKO+DT+3000&rlz=1C1AVNG_enBR695BR695&biw=1920&bih=911&tbm=isch&imgil=NZH48g6qp8BlCM%253A%253BanjXqm5sqU578M%253Bhttps%25253A%25252F%25252Fmegaarquivo.com%25252F2012%25252F10%25252F02%25252F6843-museu-do-som-o-micro-system-da-aiko%25252F&source=iu&pf=m&fir=NZH48g6qp8BlCM%253A%252CanjXqm5sqU578M%252C_&usg=__knRAiUmARvei-wWXrfdq3-7dHQ0%3D&ved=0ahUKEwiboI2A8InPAhVFfZAKHRmgAEUQyjcIQw&ei=k6XWV9uKNMX6wQSZwIKoBA#imgrc=NZH48g6qp8BlCM%3A
https://pt.wikipedia.org/wiki/Aiko

0093923_0.