Papelaria e material de escritório

APONTADOR MANUAL DE MESA X-Acto COM MANIVELA BOSTON KS-1031

Empresa: Boston

Apontador de lápis
Um apontador de lápis ou apara-lápis, também conhecido no Brasil como apontadora, em Portugal também como afiadeira, afia-lápis ou apenas afia, ou lapiseira em algumas regiões do Brasil, é um objeto cuja função é criar ou manter uma ponta afiada e funcional para um lápis. São usados tanto para lápis preto comuns quanto para lápis de cor. Um percentual significativo é feito para lápis de maior espessura (tipicamente doze milímetros de diâmetro) como os lápis de carpinteiro. Também existem modelos de duas espessuras (por exemplo, oito e doze milímetros). Os modelos mais simples e mais comuns tem cerca de dois centímetros e meio de comprimento, lâminas retas fixas e corpo de plástico ou metal. Alguns incluem repositórios para aparas, muitas vezes transparentes. No Brasil, os objetos sem reservatório são conhecidos como apontadores, e os com reservatório como apontadoras.
Há duas variedades básicas de apontadores. Os mais simples tem lâminas retas e são utilizados girando o lápis enquanto ele é mantido firme junto à lâmina, enquanto que muitos modelos acionados por manivela ou motor elétrico tem lâminas curvas e em espiral que giram em torno do lápis.
Os objetos metálicos deste tipo podem ter duplo orifício e lâmina para distintas espessuras de lápis. Os que são cobertos de plástico têm diversas formas: redonda, hexagonal, de coração, de animais, elípticos, etc.
Para o usar, insere-se a extremidade do lápis no orifício e gira-se o lápis com uma mão enquanto o afiador/apontador fica fixo com a outra: a lâmina dentro do afiador corta paulatinamente a madeira do lápis, afiando assim a ponta. As aparas sairão imediatamente para o exterior, pelo que convém realizar esta operação colocando um recipiente para o lixo a não ser que o próprio afiador tenha reservatório.
Fixo de manivela
Encontra-se fixo num escritório e é de metal ou plástico. Inclui uma manivela como parte principal para acionar o instrumento e no seu interior contém uma ou duas lâminas cilíndricas que afiam o lápis. A cobertura destes instrumentos tem um depósito para as aparas do lápis, que necessita ser esvaziado periodicamente.
Para usá-lo, introduz-se o lápis na abertura com una distancia adequada com a que se deseja afiar o lápis e se começa a dar voltas à manivela no sentido horário; isto roda o sistema de lâminas cilíndricas colocadas dentro do mecanismo em certo ângulo.
História
Antigamente, os lápis eram afiados por meio de facas ou navalhas. Esta tarefa tornou-se muito mais fácil e segura com os apontadores/afiadores. Alguns tipos especializados, como os lápis de carpinteiro são ainda afiados à faca, devido à sua forma plana. Bernard Lassimone, matemático francês, solicitou a primera patente (patente francesa # 2444) para os afiadores de lápis, em 1828. Em 1847, o DES Estwaux de Therry inventou os afiadores/apontadores de lápis manuais.

Característica do produto
Apontador de Lápis com Manivela para Mesa X-Acto Boston KS é um apontador de lápis versátil, com 08 (oito) tamanhos ajustáveis para diferentes modelos de lápis. Fabricado em aço sólido, possui engrenagem automática que evita que a ponta se quebre quando se está apontando o lápis.

O Apontador de Mesa X-Acto Boston KS é ideal para quem utiliza apontador com frequência muito indicado para uso em salas de aula, estúdios, atelier de desenho e artistas profissionais.

Obs.: Este apontador de mesa é fixado na mesa com parafusos garantindo uma fixação firme e duradoura. Não há outra maneira de fixar este apontador sem que seja parafusado, certifique-se de que está é a melhor opção.

http://www.papeldepapel.com.br/apontador-manual-de-mesa-x-acto-com-manivela-boston-ks-1031.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Apontador_de_l%C3%A1pis

0093343_0.