Frata
No fundo de sua fábrica de cintos e carteiras junto com Horst Franieck, jovem projetista alemão projetam a primeira bateria para flashes eletrônicos, nascendo assim a Frata. O sonho era fabricar o primeiro flash eletrônico brasileiro, mas em um país ainda com a indústria rudimentar e cheio de limites para importação.
O que fazer? Em 1963 conhece o técnico em vidros Dieter Stohrer e juntos trabalham para desenvolver a lâmpada de xenônio para flashes fotográficos. Manoel entra em contato com Walter Jakob Vakuumtecknik da Alemanha, onde adquirem o know how de fabricação das lâmpadas. O passo seguinte foi desenvolver os transformadores de ignição para o disparo da lâmpada de xenônio. Em 1964 é lançado o primeiro flash fotográfico totalmente nacional: o Frata 1.
Bateria
Bateria é um dispositivo eletroquímico de duas ou mais células para armazenamento de energia. Cada célula contém um terminal positivo (cátodo) e um terminal negativo (ânodo). O processo químico de troca de elétrons é conhecido como oxirredução.
Existe uma diferença básica entre pilha e bateria. A bateria é formado por várias pilhas em série ou paralela.
As baterias podem ser compostas de diversos materiais, tamanhos e potência. Elas podem caber dentro de um relógio ou fornecer energia para um carro elétrico.
De acordo com estimativas, a indústria de produção de baterias movimenta US$48 bilhões de dólares por ano.
Bateria de níquel-cádmio
São composta pelos elementos químicos: Níquel (Ni) e Cádmio (Cd). Foi usada em câmeras digitais, filmadoras e celulares. Por terem problemas de efeito memória ela foi substituída pela Bateria de íon-lítio.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Flash_(fotografia)
http://www.frata.com.br/frata/25-frata/empresa/119-historia-da-frata.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bateria_(energia)
https://www.google.com.br/search?q=BATERIA+flash+FRATA&biw=1920&bih=955&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjc2Kyz8o7PAhVGipAKHU0nBfUQ_AUIBigB#imgrc=1veOcjRYJO1JMM%3A