Informática

COMPUTADOR CP200 S

Empresa: Prológica Ind. e Com. de Microcomputadores Ltda
Ano: 1982

Prológica

A Prológica Indústria e Comércio de Microcomputadores Ltda foi uma influente empresa de microinformática brasileira que atingiu seu auge em meados da década de 1980, quando ocupou o terceiro lugar entre as empresas nacionais do setor.

Histórico
Fundada em 1976 por Geraldo Coen, Joseph Blumenfeld e Leonardo Bellonzi, a empresa inicialmente comercializava máquinas para uso em contabilidade a saber, MCA-100 e Alpha Disk. A empresa especializou-se posteriormente em produzir produtos similares aos dos micros da linha TRS-80 estadunidense, sob o nome geral de CP (de Computador Pessoal). Um de seus maiores sucessos no campo profissional foi o micro CP 500, compatível com o TRS-80 Modelo III.

Características do produto
O CP200 era um microcomputador para iniciantes, ideal para as primeiras lições de computação e para recreação.
O teclado e a unidade central eram montadas em um gabinete de plástico cinza-escuro. Todos os componentes eletrônicos (CPU, memórias, interfaces de entrada e saída, relógio e fonte) estavam montados em uma placa de circuito impresso, localizada em seu interior.
A memória permanente é do tipo EPROM, com dois circuitos tipo 2732, de 4 Kbytes cada. Neles estavam gravados o sistema operacional e o interpretador BASIC residente, a memória RAM tinha 16 Kbytes, onde eram guardados os programas e os dados do usuário.
Na parte lateral do console existia uma ranhura, que dava acesso a um conector plano de 50 pinos, com todos os sinais de entrada e saída, controle de endereçamento disponíveis no barramento padrão do Z80A. Podia ser utilizado para adição de expansões e outros periféricos, como impressora. Na parte de trás do console estava o interruptor de força (a fonte de alimentação era construída dentro do gabinete), o fusível principal, a saída para vídeo, a entrada para joystick e uma entrada (MIC) e saída (EAR) para gravador.
O interpretador BASIC era bastante completo, tendo 36 instruções e comandos, 21 funções matemáticas e de manipulação de strings, 14 operações matemáticas e lógicas. Ao escolher o BASIC para o CP 200, a Prológica levou em consideração a popularidade alcançada pelo NE-Z8000 e fez com que a linguagem fosse compatível com este micro, assim todos os programas seriam compatíveis com o CP 200; entretanto existiam algumas diferenças que faziam o software do CP 200 superior ao NE-Z8000.
As operações numéricas eram todas realizadas em precisão simples (sete dígitos significativos), o que limitava seu uso em cálculos de engenharia, estatística e finanças.
As áreas típicas para o CP 200 eram: educação, recreação, aplicações domésticas, financeiras e administrativas leves.

Teclado

O teclado era do tipo mecânico simplificado chamado “chiclete”: teclas retangulares pequenas, de contatos de borracha condutora. O total de 43 teclas incluía – duas de cor vermelha – que, acionadas simultaneamente, provocam um RESET na máquina (reinicialização).
Cada tecla comandava até cinco funções, conforme o SHIFT fosse pressionado ou de acordo com a situação de entrada de dados criada pelo software básico. Cada vez que o software operacional detectava pressão em uma tecla, soava o bip interno, que não podia ser desligado.
O teclado, em seu conjunto, dava acesso a cerca de 160 funções diferentes. Os comandos e funções em BASIC não precisavam ser digitados por extenso: cada um deles está atribuído a uma tecla que, pressionada em presença do cursor marcado [K] na tela, inseria uma palavra-chave completa em BASIC.

Vídeo

A saída para vídeo já era modulada em RF, de modo a possibilitar sua conexão direta à entrada de antena de VHF de um televisor normal, sintonizado no canal 2 ou 3. A imagem gerada pelo CP200 normalmente aparecia em caracteres claros sobre fundo escuro, ao contrário do que acontecia com os outros modelos nacionais da linha ZX 81. Uma pequena modificação interna, entretanto, permitia inverter esse modo de exibição. O formato do vídeo era de 24 linhas de 32 colunas, apenas com caracteres maiúsculos. Entretanto, outro modo gráfico era disponível através dos comandos PLOT e UNPLOT, colocando ou retirando pixel numa tela de formato 44×64.
A linha inferior da tela normalmente era reservada para exibir os caracteres que estavam sendo digitados ou para mensagens de advertência e de erro do interpretador.
A tela possuía 24 linhas, cada uma comportando até 32 caracteres, e era dividida em duas partes: a parte superior, compreendendo as 22 primeiras linhas, e a parte inferior, compreendendo as duas últimas linhas. A parte superior era reservada tanto para a exibição das listagens como para a saída dos programas, enquanto que a parte inferior era usada para introduzir linhas imediatas, linhas de programa e dados, além de apresentar os códigos de erro.

Periféricos

O único tipo de memória auxiliar era um gravador cassete comum, que era conectado ao computador através de dois cabos ligados à entrada para microfone (MIC) e a saída para fone de ouvido (EAR ou MON). Não havia provisão para controle automático do motor, através do conector REMote. Os primeiros modelos possuíam interface de leitura/gravação apenas para 500 bauds. Modelos mais recentes podiam alterar essa velocidade para 1500 bauds, através de programa. O BASIC do CP 200 não permitia a gravação separada de programas e dados; por isso era de utilidade limitada.
O único periférico disponível através da Prológica era um joystick do tipo Atari, que era ligado em paralelo com o teclado. Através do barramento de entrada e saída, entretanto, podia ser conectados inúmeros outros periféricos, por interfaces disponíveis em fornecedores independentes.

Especificações
Linha: Sinclair
Compatibilidade: ZX-81
Ano de lançamento: Out/1982
Processador: Z80 A, de 8 bits
Clock: 3,25 MHz
Memória RAM: 16Kb
Memória ROM: 8Kb (Sist. Operacional e interpretador BASIC)
Teclado: semelhante ao das calculadoras ou chiclete, 43 teclas
Tela: 24 linhas x 32 colunas
Modo gráfico: 44 linhas por 64 colunas
Sistema operacional: P1
Modelos: CP 200, CP 200S

http://www.mci.org.br/micro/prologica/cp200.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Prol%C3%B3gica
http://www.old-computers.com/museum/photos/Prologica_CP200S_system_s2.jpg

0093522_0.