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CONTROLE DE NINTENDO 64 (NUS-005)

Empresa: Nintendo
Ano: 1996

Nintendo
A Nintendo Company, Limited. (任天堂株式会社, Nintendou Kabushiki Gaisha) é uma empresa japonesa fabricante de videogames. É considerada por muitos como a melhor empresa de videogames de todos os tempos e também um dos grandes símbolos mundiais devido à sua competência e sucesso na venda destes aparelhos/jogos pós-Atari e no seu extenso trabalho em criar personagens carismáticos que cativam o público,sendo o mais conhecido o personagem da Franquia Mario.

Nintendo 64
Em Junho de 1996 no Japão, a Nintendo lançou o seu terceiro console doméstico, o Nintendo 64 – N64 (inicialmente chamado de Project Reality e Nintendo Ultra 64), que incluía melhoras significativas em computação gráfica 3D e um novo joystick analógico. A Nintendo optou por continuar utilizando mídia de cartuchos, uma decisão surpreendente, especialmente considerando a escolha dos concorrentes em utilizar mídias de armazenamento mais atualizadas como CD-ROM. Esta decisão pode ter afetado a quantidade de jogos lançados para o Nintendo 64; CD-ROMs são mais baratos de produzir que cartuchos, o que se traduz em menores custos para desenvolvedores terceirizados — como a Nintendo decidiu por não utilizar CD-ROMs, desenvolvedores estariam mais interessados em lançar jogos para o PlayStation da Sony. Especulou-se que esta também teria sido a razão pela qual a Squaresoft (hoje Square Enix) parou de desenvolver jogos para Nintendo e começou a lançar seus jogos para o Sony PlayStation, e depois para o PlayStation 2.
A Nintendo também divulgou características “inovadoras” do Nintendo 64 — tais quais suas quatro entradas para controles, a alavanca analógica no joystick, o Rumble Pak (fazia com que o joystick tremesse) e um processador de 64 bits.
O primeiro jogo de Mario em 3D foi lançado para o N64 com o título de Super Mario 64, nomenclatura recorrente para quase todos os jogos 3D até hoje. Outros jogos de sucesso foram Mario Kart 64, Top Gear Rally, Cruis’n USA, Perfect Dark,Conker’s Bad Fur Day, GoldenEye 007, Castlevania 64, Killer Instinct Gold, Duke Nukem 64 ,Super Smash Bros., Pokémon Stadium, Star Wars: Rogue Squadron, Kirby 64: The Crystal Shards, International Superstar Soccer 64, Star Fox 64, Donkey Kong 64, Mortal Kombat 4, Banjo-Kazooie, Resident Evil 2, Mega Man 64, e The Legend of Zelda: Ocarina of Time; este ultimo largamente reconhecido como um dos melhores jogos de todos os tempos.

Características do produto
O controlador de Nintendo 64 (NUS-005) é o padrão DE controlador de jogo incluído com o Nintendo 64. Lançado pela Nintendo no final de 1996 no Japão e América do Norte, e 1997 em Europa , possui dez botões, um analógico “Control Stick” e um pad direcional, todos dispostos em uma forma de “M”.
Stick analógico
Enquanto os consoles anteriores empregavam regularmente digital d-pad como o principal método de controle, o controlador de Nintendo 64 foi um dos primeiros a utilizar a tecnologia stick analógico como um recurso principal; destinava-se a fornecer ao usuário uma ampla gama de funções, tais como a mobilidade e controle da câmera. Usando um d-pad em um jogo 3D, por exemplo, poderia limitar a capacidade do jogador para utilizar com precisão de 360 ° de movimento. Assim, os designers de jogos foram incumbidos de trabalhar em torno essa restrição, enquanto ainda tentando produzir ambientes interativos e realistas para os seus jogadores. Sticks analógicos sofrem consideravelmente menos destas limitações, permitindo aos designers de jogos e jogadores mais liberdade para explorar paisagens 3D sem problemas.
Joysticks analógicos antes do Nintendo 64 incluem aqueles usados pelos sistemas Atari, Neo Geo CD analógico em 1994, analógico da Sega Missão da vara para a Sega Saturn (que lançou em 29 de setembro de 1995) e da Sony joystick analógico . A liberação da Nintendo foi seguida durante a quinta geração de console da Sony pela dupla analógicos e DualShock controladores para o sistema PlayStation , bem como o bloco de controle 3D da Sega para o seu sistema Saturn .
O joystick analógico N64 usa um par de discos ópticos de codificação para determinar a sua posição. Isto é muito semelhante à forma como os mouses de bola trabalham. Uma vez que os discos de codificação ópticos só dão ao sistema mudanças relativas na posição do stick analógico, o sistema assume que a vara é centrada durante “Ligado” e rastreia movimentos relativos de lá. Se as coisas ficarem fora de sincronia, ou se a alavanca de controle não foi centrada durante “Ligado”, a posição central pode ser reposta pressionando o botão de lado esquerdo e direito (L e R), ao mesmo tempo em que o botão “Iniciar”. O sistema, então, assume que o joystick está centrado e continua a acompanhar os movimentos relativos de lá. Enquanto os discos de codificação ópticos são principalmente digitais e fornecem movimentos relativos muito precisos, os controladores de terceiros e joysticks usam frequentemente potenciômetros mais baratos em vez disso. Estes permitem que o controlador siga a posição absoluta do joystick, mas desde que o sinal é analógico, é muito barulhento e pode flutuar mesmo se o joystick não é movido. Por esta razão, os discos de codificação ópticos utilizados nos controladores originais podem fornecer uma precisão superior.

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https://en.wikipedia.org/wiki/Nintendo_64_controller
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nintendo

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