Informática

MONITOR SCOPUS

Empresa: Scopus Tecnologia

Scopus
A Scopus Tecnologia Ltda. é uma empresa de informática brasileira que pertence ao Banco Privado Bradesco.
História
Foi fundada em 1975, pela mesma geração de engenheiros que desenvolveu junto à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, o primeiro computador brasileiro.
Na década de 1970, a empresa desenvolveu os primeiros terminais de vídeo nacionais. O fornecimento de terminais tornou-se a principal atividade da empresa nos anos seguintes à sua fundação.
No início da década de 1980, a Scopus já havia se consolidado como fabricante, mas revelava, ainda, uma comercialização própria discreta junto ao setor corporativo. Com o desenvolvimento de um sistema de entrada de dados baseado em microcomputador de 8 bits, a Scopus iniciou o seu ingresso na tecnologia de microinformática.
Em 1984, prevendo que os equipamentos de 16 bits lançados pela IBM seriam adotados como padrão mundial, a Scopus lançou o computador Nexus 1600. Com o surgimento da Linha Nexus, a Scopus liderou o mercado de microcomputadores de 16 bits: 50% do parque instalado no Brasil eram micros Scopus. Também na década de 1980, a Scopus realizou um processo de abertura de capital e passou a ter suas ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Em 1989 o Bradesco assumiu o controle acionário da empresa.
Na década de 1990, a Scopus passou a oferecer serviços na área de tecnologia da informação, como suporte e manutenção às empresas, destacando-se principalmente nas áreas de suporte ao pós-venda, assistência técnica e desenvolvimento e integração de sistemas. A empresa assume gradualmente a manutenção dos equipamentos e sistemas de energia das agências do Banco Bradesco em todo o Brasil, o que a tornou proprietária da maior rede de assistência técnica própria no país.
Em 1995, através do sistema de gestão da qualidade da Scopus recebeu uma certificação NBR ISO 9001 e o mantém até hoje.
Também em 1995 desenvolve para o Bradesco o 1º Internet Banking da América Latina e 5º maior do Mundo até hoje
Em 1996, a empresa desenvolveu para o Bradesco um sistema de transações financeiras via Internet e forneceu suporte no desenvolvimento de sistemas de pagamentos seguros via Internet.
Já nos anos 2000, a Scopus se expande, estando presente em todos os Estados Brasileiros, e com capilaridade para atender qualquer um dos mais de 5.500 municípios Brasileiros. Em 2005 com LMS próprio, foi lançado o COL (Cursos on-line) com o objetivo de treinar e disseminar o conhecimento para um grande número de colaboradores em curto espaço de tempo. Os treinamentos podem ser realizados a qualquer horário e de qualquer local, remotamente. E para complemento do treinamento on-line existe também o treinamento presencial, onde os colaboradores colocam em prática tudo o que foi ministrado nos cursos on-line.
Com sua política de investimentos expressivos em pesquisas e novas tecnologias, a Scopus integra um seleto grupo dedicado a garantir segurança de dados e recursos financeiros pela Internet, através de soluções business to consumer (B2C) e business to business (B2B), alem de aplicações para o mercado financeiro e de segurança de sistemas.
A Scopus faz parte de um grupo de empresas que fazem o uso de software para a manipulação de dados e recursos financeiros pela Internet, através de soluções business to consumer (B2C) e business to business (B2B), além de aplicações para o mercado financeiro e de segurança de sistemas.
Atualmente, a empresa está estruturada em duas grandes áreas: Scopus Soluções, que desenvolve aplicações seguras e integradas para negócios online; e Scopus Serviços, que está voltada à infra-estrutura de TI das empresas, apoiada por um quadro de mais de 3.000 colaboradores e por uma rede própria de mais de 150 pontos de atendimento em todo o Brasil principalmente pelo fato de ser do Grupo Bradesco, seu principal cliente.

Em 29/07/2014 o Bradesco anunciou que a IBM Brasil assumirá a estrutura operacional da Scopus Serviços, companhia de tecnologia do banco, e todos os contratos de suporte e manutenção firmados entre a empresa e seus demais clientes.
O segundo maior banco privado do Brasil também afirmou que as atividades de suporte e manutenção de hardware e software atualmente prestadas ao Bradesco pela controlada Scopus passarão a ser executadas pela IBM.
O banco não informou detalhes financeiros da operação no comunicado ao mercado.
Segundo o Bradesco, as atividades de consultoria em inovação e soluções em tecnologia de informação da Scopus Serviços serão feitas pela Scopus Soluções em TI, que seguirá sob controle do banco. A marca Scopus seguirá como propriedade do Bradesco.
O vice-presidente do Bradesco e presidente da Scopus, Maurício Minas, afirmou que a IBM está comprando uma operação com 2.400 funcionários que atualmente atende e com quase 100 clientes que incluem redes de varejo e operadoras de telecomunicações.
Segundo Minas, o faturamento líquido da Scopus em 2013 foi de cerca de 600 milhões de reais, dos quais dois terços vieram da área de serviços que está sendo vendida para a IBM.
Evitando comentar detalhes da operação, Minas afirmou que o acordo de prestação de serviços do Bradesco com a IBM é de longo prazo e que a Scopus atualmente atende 4.700 agências do banco, além de 3.500 pontos de atendimento no país.
“Foi uma decisão que o banco tomou de focar em sua atividade principal”, disse Minas, acrescentando que a parcela da Scopus que seguirá sob o Bradesco tem cerca de 700 funcionários especialistas em segurança e desenvolvimento de aplicações para mobilidade e Internet. A estratégia do Bradesco é semelhante à adotada pela holding Itaúsa, do Itaú Unibanco, com sua empresa de tecnologia Itautec.
Em janeiro, a Itautec anunciou uma formalização de parceria estratégica com a japonesa Oki Electric Industry acertada em maio passado, quando a empresa vendeu 70 por cento de suas participações nas atividades de automação bancária e comercial e de prestação de serviços para a Oki, por cerca de 100 milhões de reais.
Hoje a Scopus,é uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil.

https://www.google.com.br/search?q=MONITOR++SCOPUS&biw=1920&bih=901&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjGqtG-htnRAhVLiZAKHekwBx8Q_AUIBygC#imgrc=v2xurTy0Wpe24M%3A
https://pt.wikipedia.org/wiki/Scopus_Tecnologia

0094311_0.