Empresa: Nintendo Entertainment System
Ano: 1983
Nintendo Entertainment System
A Nintendo Entertainment System (também abreviado como NES) é um console de jogos de vídeo doméstico 8-bit, que foi desenvolvido e fabricado pela Nintendo. Ele foi inicialmente lançado em Japão como o Family Computer (japonês: ファミリーコンピュータ Hepburn: Famiri Konpyūta) (Também conhecido pela sigla Famicom (ファミコ Famikon) E abreviado como FC) em 15 de julho de 1983, e foi mais tarde lançado em América do Norte em 1985, na Europa em 1986, e Austrália, em 1987. Na Coreia do Sul, ele era conhecido como o Hyundai Comboy (현대 컴 보이 Hyeondae Keomboi) e foi distribuído pela Hynix que então era conhecido como Hyundai Electronics. Foi sucedida pelo Super Nintendo Entertainment System.
O console de jogos mais vendido de seu tempo, NES ajudou a revitalizar a indústria de jogos de vídeo os EUA após o acidente de vídeo game do ano de 1983. Com o NES, Nintendo introduziu um agora padrão modelo de negócio de licenciamento desenvolvedor de terceiros, autorizando-os a produzir e distribuir títulos para a plataforma da Nintendo.
Em 2009, Nintendo Entertainment System foi nomeado o único grande console de videogame da história pela IGN, em uma lista de 25. Ele foi considerado o segundo maior do console por trás da Sega Dreamcast em “Top 10 Vídeo Game PC Magazine ‘s consoles de Todos os Tempos.
Desenvolvimento
Após uma série de sucessos do jogo de arcade no início de 1980, a Nintendo fez planos para criar um console baseado em cartucho chamado de Famicom. Masayuki Uemura projetou o sistema. Os planos originais para um sistema de 16 bits avançado iria funcionar como um computador completo com um teclado e unidade de disquete, mas o presidente da Nintendo , Hiroshi Yamauchi rejeitou esta e, em vez disso decidiu fabricar um console baseado num cartucho mais barato, mais convencional. Um modelo de teste foi construído em Outubro de 1982 para verificar a funcionalidade do hardware, após o qual o trabalho começou com ferramentas de programação. Porque CPUs 65xx não tinha sido fabricado ou vendido no Japão até aquele momento, nenhum software de desenvolvimento estava disponível e tinha de ser produzido a partir do zero. Jogos Famicom foram escritos em um sistema que funcionou em um computador PC-8001 NEC e LEDs.
O nome de código para o projeto era “GameCom”, mas a esposa de Masayuki Uemura propôs o nome “Famicom”, argumentando que “No Japão, ‘pasokon” é usada para significar um computador pessoal, mas não é nem uma casa ou computador pessoal. “Talvez pudessem dizer que é um computador da família”. Enquanto isso, Hiroshi Yamauchi decidiu que o console devia usar um tema vermelho e branco, depois de ver um quadro de avisos da DX antena que usou essas cores.
Os planos originais chamados para cartuchos do Famicom deveriam ser do tamanho de uma fita cassete, mas no final eles acabaram sendo duas vezes maior. Como ele havia exigido 60 linhas de conexão para a memória e expansão, a Nintendo decidiu produzir seus próprios conectores em casa ao invés de usar aqueles a partir de um fornecedor externo.
Os controladores da almofada do jogo eram mais ou menos copiados, embora a equipe de design Famicom originalmente quisesse usar joysticks de estilo arcade, mesmo tendo visto consoles de jogos americanos. Em última análise, eles fizeram instalar uma porta de expansão de 15 pinos na parte frontal do console de forma que um joystick estilo arcade poderia ser usado opcionalmente. Os controladores foram para o console sem conectores, por razões de custos.
Uemura adicionou uma alavanca de ejeção para o slot de cartuchos que não era realmente necessário, mas ele sentiu que as crianças pudessem se divertir, pressionando-o. Ele também acrescentou um microfone para o segundo controlador com a ideia de que ele poderia ser usado para fazer as vozes dos jogadores som através do alto-falante TV.
Características do produto
O console foi lançado em 15 de julho de 1983 como o Family Computer (ou Famicom) para ¥ 14.800 ao lado de três portas de bem sucedidos jogos de arcade da Nintendo Donkey Kong, Donkey Kong Jr. e Popeye. O Famicom demorou a ganhar impulso; um conjunto de chips ruim fez com que o lançamento inicial do sistema falhasse. Na sequência de um recall de produto e uma reedição com uma nova placa-mãe , a popularidade do Famicom disparou, tornando-se o console de jogos mais vendidos no Japão até o final de 1984.
Encorajados por estes sucessos, Nintendo logo voltou sua atenção para o mercado norte-americano. Nintendo entrou em negociações com a Atari para liberar o Famicom sob o nome de Atari com o nome Nintendo Advanced Video Gaming System. O acordo foi previsto para ser finalizado e assinado no verão Consumer Electronics Show, em Junho de 1983. No entanto, a Atari descobriu naquele show que seu concorrente Coleco estava demonstrando ilegalmente seu computador Coleco Adam com jogo Donkey Kong, da Nintendo. Esta violação da licença exclusiva da Atari com a Nintendo para publicar o jogo para os seus próprios sistemas de computador retardou a execução do contrato de comercialização do console de jogos da Nintendo com a Atari. O CEO da Atari Ray Kassar foi demitido no mês seguinte, de modo que o negócio não deu em nada, e a Nintendo decidiu comercializar o seu sistema no seu todo.
Planos subsequentes de comercializar um console Famicom na América do Norte que caracterizam um teclado, gravador de dados de cassete, wireless joystick controlador e um especial cartucho BASIC sob o nome “Nintendo Sistema de Vídeo Avançada” da mesma forma nunca se materializou. No início de 1985, o Famicom tinha vendido mais de 2,5 milhões de unidades no Japão e Nintendo logo anunciou planos de lançá-lo na América do Norte como o vídeo Entertainment System Advanced (AVS) no mesmo ano. A imprensa de vídeo game norte-americana estava cética de que o console poderia ter algum sucesso na região
Em junho 1985 na Consumer Electronics Show (CES), a Nintendo revelou a versão americana do seu Famicom. Este é o sistema que acabaria por ser implantados oficialmente como Nintendo Entertainment System, ou o “NES” coloquiais. Nintendo lançou 17 títulos: Luta de 10 jardas, basebol, Clu Clu Land, Duck Hunt, Excitebike, Golf, Gyromite, Beco do Hogan , Ice Climber , Kung Fu , Pinball , Futebol , Stack-Up, Ténis , Wild Gunman , Wrecking Crew , e Super Mario Bros. Algumas variedades destes jogos de lançamento continham fichas Famicom com um adaptador dentro do cartucho para que eles jogassem em consoles na América do Norte; é por isso que a tela de título de Gyromite tem o título Famicom “Robot Gyro” e o título tela de Stack-Up tem o título Famicom “Robot Block”.
ROB (Robotic amigos Operacional), um acessório de 1985 para o lançamento do NES. Embora acabasse por ter um tempo de vida de produtos mais curto, ROB foi inicialmente utilizado para comercializar o NES como novo e sofisticado em comparação com os consoles de jogos anteriores.
O sistema foi originalmente direcionado para o lançamento na primavera de 1985, mas a data de lançamento foi adiada. Após teste de marketing na área de Nova York no final do outono, os varejistas teriam afirmado o sistema “falhou miseravelmente”, enquanto outros afirmaram que a Nintendo tivera um teste excelente de mercado em Nova York no ano anterior. Devido ao lançamento ter tido um sucesso moderado em Nova York, a Nintendo tentou uma segunda vez; o sistema foi comercializado ainda início em Fevereiro de 1986, com o lançamento de âmbito nacional que ocorreu em setembro de 1986.
https://www.google.com.br/search?q=Nintendo+Fc+Famicom+Console+System+Hvc-001&biw=1366&bih=571&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwj-wNzn3pTOAhVKHJAKHeL9AqQQ_AUIBigB#imgrc=xXgfXJXlSJwGXM%3A
https://www.google.com.br/search?q=VIDEO+GAME+-+NINTENDO+HVC+001&hl=pt-BR&biw=1920&bih=841&site=webhp&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjh5aOn7L7MAhXMIpA